Foi entrevistado na manhã desta terça-feira (24), no programa Clube da Notícia, da Rádio 730, e por jornalistas das rádios parceiras o secretário estadual de Infraestrutura, Danilo de Freitas (PP).
O secretário falou sobre a retomada das obras do Aeroporto Santa Genoveva, anunciadas no último dia 18, em solenidade para assinatura da ordem de serviço pelo governador Marconi Perillo com a presença do ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, do presidente da Infraero, Gustavo do Vale, e do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia.

Danilo ressaltou que, quando tomou posse, em julho de 2012, o governador determinou a ele que uma das prioridades era acompanhar todo o processo que emperrava a retomada das obras. “Em um ano e meio à frente da secretaria estive mais de 20 vezes em Brasília, o governador mais de 50”, lembrou. De acordo com ele, todos os termos burocráticos foram acertados com a Infraero para suspender o embargo que havia sido colocado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A previsão da Odebrecht, empresa que fará as obras, e a Infraero é que a obra esteja concluída em 18 meses, até março de 2015. “Estivemos lá ontem [segunda-feira (23)] com os representantes da empresa responsável pela obra. Eles estão fazendo os últimos levantamentos para que a equipe de operários e as máquinas comecem efetivamente a obra”.

Ele também fez balanço das obras de recuperação de rodovias, realizadas pelo programa Rodovida, do governo estadual. O programa, que teve início em 2012, recuperou no primeiro ano 2.081 quilômetros. “Não paramos só nos 2.081 quilômetros do ano passado. Em 2013, serão mais 2.178 quilômetros de rodovias reconstruídas. Temos uma malha rodoviária de dez mil quilômetros e em dois anos totalizamos 40% dessa malha reconstruída”, comemorou o secretário. Para o próximo ano, Danilo disse que serão recuperados mais 1.700 quilômetros de rodovias.

Danilo lembrou que Goiás vem crescendo acima da média nacional e que por isso o governador Marconi criou o Rodovida Conservação, um programa permanente voltado para manutenção e conservação das rodovias. “Agora, temos condições de dotar essa malha rodoviária de uma logística que dê condições para acompanhar e impulsionar esse crescimento”.

Respondendo a perguntas de jornalistas de rádios de todo o Estado, parceiras da Rádio 730, o secretário explicou a situação dos terminais rodoviários dos municípios goianos e as ações feitas pelo governo para a melhoria dos prédios. “Quando assumimos a secretaria, uma das primeiras áreas que atacamos foi a dos terminais rodoviários, para que fizéssemos um levantamento de todos”.

De acordo com ele, em aproximadamente metade dos municípios os terminais são de responsabilidade das prefeituras. Alguns deles, que são de responsabilidade do Estado, estão cedidos às prefeituras. “A situação dos terminais é metade do Estado metade dos municípios. Alguns são administrados por instituições como Rotary, Lions. Para eles a secretaria dá autonomia para administrar, reformar e receber aluguel de estabelecimentos comerciais, como revistarias, por exemplo.”

O secretário informou que, em parceria com a Seinfra, a Agência Goiana de Regulação (AGR) fez um estudo sobre a realidade do transporte coletivo intermunicipal e da situação dos terminais rodoviários, para auxiliar os trabalhos da secretaria.