A cidade de Goianésia continua sendo notícia e o fato, novamente, não é bom. Goianésia tem um vereador, Temal Carrilho, condenado a 17 anos de cadeia por estuprar a sobrinha menor de idade. A menina estava com 9 anos quando começou a ser violentada pelo vereador. As monstruosidades duraram mais de quatro anos seguidos, de acordo com o inquérito, que virou denúncia e redundou em sentença apenando Temal Carrilho.

{mp3}stories/2013/editorial/A_CIDADE_E_O_FATO_06_11{/mp3}

A Polícia Civil e o Judiciário de Goianésia fizeram a sua parte. Faltam as demais instâncias de poder. Do Legislativo local não se deve esperar decisão favorável à moralidade pública porque é um reconhecido valhacouto: Temal Carrilho era presidente da Câmara quando foi acusado e processado por estuprar a menina. Não houve qualquer consequência legal para o vereador. Ele se manteve chefiando o Poder Legislativo e, em outubro do ano passado, foi reeleito com uma votação tão estupenda quanto estúpida. As duas vereadoras que exigiam a sua saída não voltaram para esta legislatura. Uma não foi reeleita, a outra ficou tão decepcionada com os colegas que desistiu da política.

A Rede Clube de Comunicação não desiste. Insiste em cobrar do Ministério Público que seja o fiscal da lei inclusive em Goianésia. É triste constatar que a Procuradoria-Geral de Justiça ainda não tenha se manifestado sobre caso tão grave. É desanimador observar que a OAB também esteja calada. O partido pelo qual o condenado foi eleito e reeleito é o Democratas, cujos líderes estranhamento emudeceram. Os deputados Ronaldo Caiado e Hélio de Sousa, os maiores nomes do Democratas, perderam a voz. Hélio de Sousa é Goianésia e amigo de Temal Carrilho, seu cabo eleitoral. É preciso lembrar a Hélio de Sousa que de um deputado se espera que seja mais amigo das crianças que de um condenado por estupro de vulnerável.

Com seu silêncio, o grupo das pessoas de bom de Goianésia auxilia o estupro de crianças. Temal Carrilho ainda pode recorrer da condenação. Até sair o resultado do recurso, o melhor recurso é afastá-lo de seus postos políticos, o Legislativo e o partido Democratas. As pessoas de bem de Goianésia combatem a pedofilia, são contrárias à bestialidade e refutam a violência sexual, sobretudo contra crianças. Resta esperar que as autoridades também sejam. Até agora, nem todas têm sido…