O sorteio dos grupos da Copa Libertadores 2014 foi suave para os dois times de Minas Gerais, mas acabou pesado para os cariocas e, principalmente, para o Grêmio, que caiu no chamado “Grupo da Morte”. No sorteio realizado em Assunção (PAR) na noite desta quarta-feira, o Tricolor gaúcho caiu no grupo mais complicado, com Newell’s Old Boys (ARG), o Nacional de Medelín (COL) e o vencedor do confronto entre o tradicional Nacional (URU) e o Oriente Petrolero (BOL).
A primeira fase da Libertadores, que começa ainda no fim de Janeiro, terá a presença de dois times brasileiros. No jogo 1, o Atlético-PR, que terminou a Série A na terceira colocação, medirá forças com o Sporting Cristal (PER), e se vencer, entrará no grupo 1, com o poderoso Velez Sarsfield, o 2º representante da Bolívia (The Strongest ou San José) e o 1º representante peruano (Real Garcilaso ou Universitário).
No jogo 2, o Botafogo, que ficou com a quarta vaga na Série A, vai encarar os equatorianos do Deportivo Quito. O jogo no Equador será a 2.850 metros além do nível do mar, o que pode trazer dificuldades. Se vencer o confronto na 1ª fase, o Fogão entra no Grupo 2, que terá Unión Española (CHI), o 3º representante argentino (Lanús ou San Lozenzo) e outro equatoriano, o Independente José Teran (EQU).
Outro que terá de fazer longas viagens e jogar na altitude é o Flamengo, campeão da Copa do Brasil, que está no Grupo 7, contra o Bolívar (BOL), o Emelec (EQU) e o Léon (MEX). Dessa forma, os rubro-negros terão de jogar em La Paz, que fica a 3.600 metros do nível do mar, e terá de viajar para o México, algo que os brasileiros sempre tentam escapar na 1ª fase.
Os dois representantes mineiros terão um pouco mais de tranquilidade na fase de grupos. O atual campeão da Libertadores, o Atlético-MG está no Grupo 4 e vai encarar o Nacional (PAR), o Zamora (VEN) e o vencedor do confronto entre Monarcas Morelia (MEX) e Independiente Santa Fé (COL). Já o Cruzeiro caiu no Grupo 5 e terá pela frente o Defensor (URU), o 2º representante peruano (Real Garcilaso ou Universitário) e o vencedor do Jogo 3 (Chile 3 x Guaraní-PAR).