O roteiro parecia já estar definido e nada do que fosse dito poderia salvar a Portuguesa. Assim se resumiu o julgamento mais esperado do ano no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em que a Portuguesa foi punida com a perda de quatro pontos pela escalação irregular do meia Héverton no jogo da última rodada da Série A, contra o Grêmio. Dessa forma, a Lusa está rebaixada para a Série B 2014 e o Fluminense está salvo de jogar a 2º Divisão.
A Lusa foi goleada na votação dos auditores da 1º Comissão Disciplinar por cinco votos a zero, o que levou o time a 2º Divisão e salvou o Fluminense, para comemoração de um grande grupo de torcedores que estavam na parte de fora do prédio do tribunal. A Lusa deve recorrer da decisão nesta terça-feira e o caso será novamente julgado no Pleno do STJD. O presidente do time paulista, Manoel da Lupa, destacou que em caso de nova derrota, pode ir à Justiça Comum.
No julgamento realizado na tarde desta segunda-feira na 1º Comissão Disciplinar do Tribunal, a Portuguesa foi representada pelo advogado João Zanforlin, que tentou focar na questão dos princípios para buscar a absolvição do clube paulista. Entretanto, o advogado do Fluminense, Mário Bittencourt, que entrou como “terceiro interessado”, citou o principio da legalidade para destacar que a Portuguesa cometeu uma infração clara.
Na votação, o relator do processo, Felipe Bevilaqua, fez um longa explanação e focou no sentido da moralidade e da mensagem de legalidade que o Tribunal passaria, caso punisse a Portuguesa. Com o voto e as explicações, o relator foi seguido pelos demais auditores e a Lusa foi punida por unanimidade. Após o julgamento, o presidente Manoel da Lupa destacou que o julgamento já estava definido antes mesmo de começar e que a diferença foi o peso do Fluminense no futebol brasileiro.
Entenda o caso
O meia Héverton havia sido expulso no jogo contra o Bahia, na 36ª rodada, e cumpriu suspensão automática contra a Ponte Preta, na 37ª rodada, mas foi punido em dois jogos pelo STJD na sexta-feira (06) e não poderia entrar em campo contra o Grêmio no domingo (08). Entretanto, Héverton foi relacionado e entrou aos 32min do 2º tempo, sem interferir diretamente no resultado, que terminou em 0 a 0.
A Lusa garante que não foi notificada oficialmente e que o advogado que representa a equipe no Rio de Janeiro, Osvaldo Sestário, teria confirmado a punição de apenas um jogo. Com a atuação irregular, a Lusa poderia perder quatro pontos pela infração (três pelo erro e o ponto conquistado na partida), e dessa forma deveria cair de 48 pontos para 44, sendo ultrapassada pelo Fluminense, que escaparia da Série B.