O espírito do Natal tem um personagem central: o papai Noel. E uma prática: presentear. Nascimento de Cristo para uns, para outros, é também a celebração de São Nicolau.
O padre Rafael Maul, da Igreja Ortodoxa, explica como nasceu este personagem, que surge bem antes do bom velhinho ser popularizado pela propaganda norte-americana.
O padre explica que Nicolau viajava pelo mundo, auxiliando doentes e miseráveis. Existe a lenda de que dava presentes, tornando-se muito querido entre os humildes. Pesquisas recentes indicam que o religioso nasceu por volta de 280 depois de Cristo, em Patara, na atual Turquia. “Originalmente o Papai Noel para nós é São Nicolau, que desde criança era muito rico e ao se tornar adulto passou a distribuir todos os seus bens aos mais necessitados”, explica Rafael Maul.
Papai Noel também pode ter uma outra origem, em Basílio de Cesareia. O São Basílio de Cesareia, bispo da Capadocia, foi um homem bondoso e que ajudava os pobres. No folclore bizantino é considerado um mito semelhante a Noel.