Tanto lideranças da base do governo estadual quanto das oposições em Goiás demonstraram otimismo em relação ao panorama mostrado pela primeira pesquisa eleitoral registrada na Justiça Eleitoral para a eleição de 2014. A consulta foi realizada pelo instituto Fortiori e divulgada pelo Jornal Diário da Manhã, na edição de domingo.
O governador Marconi Perillo (PSDB) lidera a corrida eleitoral nos cenários apontados, tanto em formato espontâneo quanto no estimulado. O instituto não apurou a rejeição aos possíveis candidatos, e Marconi registrou índices entre 36% e 41% de intenção de voto estimulado. O presidente da Agetop, Jayme Rincon, analisou os números e afirma que o panorama é semelhante ao de 2010, quando Marconi venceu Iris Rezende. “Se pegarmos a pesquisa neste mesmo período em 2010, os resultados eram os mesmos. Não tem nada de diferente do que aconteceu em 2010. Nós ainda estamos muito distantes da eleição. Por isso que eu tenho muita cautela em analisar intenção de vota com essa antecedência toda,” analisa.
De acordo com Rincón, a amostra deixa claro que Marconi Perillo e Iris Rezende claramente polarizam o Estado. Inclusive, acredita que caso Iris seja o escolhido da oposição, provavelmente não haveria espaço para outra candidatura.
Vanderlan Cardoso só não aparece em segundo lugar na pesquisa estimulada quando é colocado o nome de Iris Rezende. O empresário e pré-candidato pelo PSB afirma estar otimista quanto a seu desempenho na consulta. “Eu recebi a pesquisa com otimismo. Isso mostra que, apesar de estar aí há quatro anos levando mais pancadas, o nosso trabalho está dando certo. Mais otimismo agora porque o cenário mostra que os eleitores estão indecisos e que querem mudança,” aponta.
O PT também se mostra otimista com o desempenho de seu pré-candidato, Antônio Gomide. Segundo o presidente metropolitano do partido, Luís Cesar Bueno, o resultado é positivo, com 9% das intenções de voto estimulado. “Foi muito bom. Temos menos de uma semana de apresentação do nome dele para os diretórios e militância do partido. E com menos de uma semana de trabalho interno, ele já aparece com um desempenho tão bom,” comemora.
A pesquisa do Instituto Fortiori é a primeira realizada em Goiás desde a obrigatoriedade, de acordo com a Legislação Eleitoral, de se divulgar levantamento de intenção de votos que tenham registro junto à Justiça Eleitoral.