A segunda rodada da pesquisa Tribuna do Planalto/Grupom divulgada neste domingo (23) aponta a preferencia do eleitor de Aparecida de Goiânia, segundo maior colégio eleitoral de Goiás, pelo ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB). No cenário em que o peemedebista é apresentado, ele lidera 51,5% , Vanderlan Cardoso (PSB) tem 20% e o governador, Marconi Perillo (PSDB) 17,5%. Eleitores indecisos 4%, votariam branco ou nulo 7% dos entrevistados.

No segundo cenário, foram apresentados os seguintes nomes: Vanderlan Cardoso, Marconi Perillo e Júnior do Friboi (PMDB). Neste caso, o ex-prefeito de Senador Canedo-GO, Vanderlan Cardoso lidera com 36,3%, Marconi Perillo é o segundo com 31,8%. O pré-candidato do peemedebista Júnior do Friboi alcança 15,3% dos votos. Eleitores indecisos 6%, votariam branco ou nulo 10,8%.

No terceiro cenário, a pesquisa Tribuna do Planalto/Grupom incluiu o nome do ex-prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT). A pergunta feita aos eleitores entrevistados foi a mesma dos outros dois cenários: Se fossem somente estes os candidatos, em qual votaria ? Vanderlan Cardoso, Marconi Perillo, Júnior do Friboi e Antônio Gomide?

vaO terceiro cenário é o mais equilibrado em Aparecida de Goiânia. Vanderlan Cardoso é o primeiro com 32%. Logo depois aparece Marconi Perillo com 31,3%. Júnior do Friboi tem 15% e Antônio Gomide 3,5%. Eleitores ainda indecisos somam 7,5%, outros 10,8% responderam votar braço ou nulo.

Comparação

Fazendo a comparação entre os números colhidos pelo instituto Grupom no cenário um e o resultado do primeiro turno das eleições de 2010, apenas Iris Rezende aumentou a sua vantagem. O ex-governador obteve 43,4% dos votos válidos nas últimas eleições na cidade de Aparecida de Goiânia. Segundo a pesquisa, Iris tem hoje 57,9% das intenções de votos válidos para o governo no município. O voto válido desconsidera os nulos, brancos, abstenções e, no caso da pesquisa, os indecisos. É utilizado pelo TSE para indicar o vencedor.

Em 2010, Marconi Perillo foi o segundo colocado em Aparecida, com 30,6% dos votos válidos. O governador aparece em terceiro na pesquisa, com um porcentual de 19,7%. O ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso foi o terceiro colocado nas últimas eleições com 25,2%. Hoje, ele teria 22,5% dos votos válidos, segundo os números coletados.

Espontânea

ESPONTANEANa pesquisa espontânea, aquela em que o eleitor dá a sua opinião sem que lhe seja apresentada uma cartela ou lista de candidatos, o governador Marconi Perillo (PSDB) lidera com 12,8%, Iris Rezende (PMDB) 5,8%, Vanderlan Cardoso (PSB) 4%, Maguito Vilela (PMDB) 3,5%, Oloares Ferreira 0,8%, Ronaldo Caiado (DEM)0,8%, Júnior do Friboi (PT) 0,3%, Ademir Menezes (PSD) 0,3%, Henrique Meirelles (PSD) 0,3% e Paulo Garcia (PT) 0,3% dos votos. Eleitores que não avaliaram somam 71%.

Rejeição

A pesquisa Tribuna do Planalto/Grupom também mediu a rejeição dos possíveis candidatos ao governo do estado. A pergunta feita foi a seguinte: Em quais destes políticos não votaria para governador de Goiás? Marconi Perillo (43,5%) Ronaldo Caiado (33,3, Júnior do Friboi (29,3%) , Antônio Gomide (25,3%), Iris Rezende (13,5%). Eleitores que podem votar em todos os candidatos somam 18,8% dos pesquisados.rejeição

A pesquisa Tribuna do Planalto / Grupom ouviu 400 eleitores na cidade de Aparecida de Goiânia entre os dias 28 de janeiro e 7 de fevereiro de 2014. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (GO-00016/2014). 

Fonte: Tribuna do Planalto