Os pré-candidatos do PMDB ao governo, Iris Rezende e Júnior Friboi, voltam a se reunir nesta tarde para buscar uma definição sobre a cabeça de chapa do partido para a eleição de outubro. O primeiro encontro ocorreu na última quarta-feira e, assim como o de hoje, não teve o local divulgado. A conversa é mediada por um empresário amigo dos dois, mas não terá a participação ou presença de qualquer outra pessoa.
Membros mais otimistas do partido acreditam que um acordo pode ser firmado hoje e a reunião de amanhã do diretório perderia importância, já que se tornaria evento de lançamento de uma das pré-candidaturas. A pauta prevista para a reunião dos 71 membros é a escolha da data em que o PMDB vai definir nome para o pleito.
Apesar da possibilidade de acordo, Iristas e Friboizistas fazem as contas e trabalham para ter a maioria do diretório. Iris Rezende contabilizou o apoio que tem de deputados federais e estaduais, durante discurso em evento político, em Orizona. “Dos sete deputados estaduais apenas dois não estão comprometidos. Dos quatro deputados estaduais, apenas uma, a minha mulher, não está comprometida. E eu estou absolutamente convicto de que estes três federais (deputados) e estes cinco estaduais sabem o que estão fazendo.
Eu quero acreditar. Eu não posso nunca imaginar na minha vida, que peemedebista que está aguentando a oposição no lombo há 16 anos venha tomar posição por tomar como se isso fosse brincadeira. Eu prefiro jamais ser motivo para desintegrar o meu partido,” discursou.
Apesar do apoio da maioria dos deputados à Júnior Friboi, iristas garantem ter, no mínimo, 41, dos 71 membros do diretório. Os friboizistas também garantem ter a maioria do grupo.
O único consenso entre os dois pré-candidatos é que a melhor opção é evitar a disputa e, com este pensamento, Junior e Iris se reúnem nesta tarde.