O Democratas realiza sua convenção no próximo dia 30, no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia e os delegados do partido vão votar para confirmar a aliança já declarada com o PMDB e a candidatura de Iris Rezende ao governo. No entanto, muitas lideranças do DEM são historicamente ligadas ao governo de Marconi Perillo (PSDB) e podem manter esta posição na convenção.
O presidente regional do DEM, Ronaldo Caiado, acredita no poder de argumentação para unir o partido em torno de sua candidatura ao senado pela oposição. Eu respeito e tenho a tranquilidade de que vou sensibilizar todos com argumentos. Sei da preocupação dos prefeitos por outros motivos de governabilidade de seus municípios,” afirma.
O deputado Hélio de Sousa (DEM) faz parte da base aliada ao governo e considera a possibilidade de a direção do partido liberar as lideranças para apoiarem a reeleição de Marconi, apesar da aliança com o PMDB. “O partido deverá tomar uma posição. Qual será a gente não tem condições de fazer uma avaliação neste momento. É um partido que prevalece a liberdade. Se fizer uma análise crítica, o próprio presidente Ronaldo Caiado deverá ter uma postura diferente do PMDB nas eleições presidenciais,” aponta.
Segundo Hélio de Souza, ele tem contato próximo com três dos 15 prefeitos do Democratas em Goiás, e entende que dificilmente um destes três deixará de apoiar o governador Marconi Perillo (PSDB).