A Costa Rica confirmou o acontecimento mais surpreendente da Copa do Mundo, ao empatar com a Inglaterra por 0 a 0 e garantir o primeiro lugar do grupo D, o chamado grupo da morte. A partida entre os caribenhos e os ingleses foi no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. Os ingleses entraram com o time totalmente reserva, enquanto a Costa Rica poupou alguns atletas no decorrer do jogo.
1°Tempo
A Costa Rica iniciou a partida da mesma maneira que começou os dois últimos jogos: imprimindo o seu ritmo e agredindo o adversário com força total. Logo aos dois minutos o atacante Campbell por muito pouco não abre o placar para os caribenhos: depois de bela jogada, Campbell manda a bola com capricho, mas ela sai à direita do gol inglês.
Mesmo eliminada a Inglaterra demonstrava reação e vontade de vencer. As principais chances saiam com o atacante do Liverpool, Daniel Sturridge. Aos onze minutos de partida, o atacante acetou um belo chute depois de passe de Wilshere e tirou tinta da trave esquerda. Em sequência, o camisa nove recebeu na grande área e foi travado no momento do chute.
Dos 20 minutos em diante o controle da partida passou para os ingleses, que conseguiam encontrar espaços na zaga adversária, mas pecavam nas finalizações. Barkley teve a última boa chance do primeiro tempo, ao abrir espaço e chutar da entrada da grande área. Mas o chute saiu torto e não levou perigo ao gol de Navas.
2°Tempo
A etapa final voltou com a seleção inglesa mais contundente no ataque e criando chances reais de gol. Em bola parada, Lampard bateu bem e levou perigo. Na sequência, Adam Lallana fez boa jogada pela direita e cruzou na pequena área. A zaga da Costa Rica apareceu para tirar de qualquer maneira.
A falta do gol desanimou um pouco os ingleses, que ainda viram o técnico Roy Hodgson mudar bastante a equipe e mudar o estilo de jogo. Entraram Gerrard e Sterling para as saídas de Lallana e Wilshere. Jorge Luis Pinto respondeu e também mexeu na Costa Rica, colocando Ureña e Bolaños, para as saídas de Campbell e Brenes.
Nos minutos finais, a partida já não valia muita coisa e os jogadores esfriaram bastante as ações. Sem nenhum tipo de alteração no placar, mas com muita comemoração da Costa Rica pela confirmação do primeiro lugar, a partida ficou no 0 a 0 com a despedida da Inglaterra da Copa do Mundo.
FICHA TÉCNICA
COSTA RICA 0 x 0 INGLATERRA
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 24/06/2014
Horário: 13h
Árbitro: Djamel Haimoudi – ARG
Assistente 1: Redouane Achik – MAR
Assistente 2: Abdelhak Erchiali – ARG
Cartões amarelos: Barkley, Lallana (ING); González
Costa Rica: Navas, Miller, González e Duarte; Gamboa, Borges (Barrantes), Tejada e Ruiz; Díaz Brenes (Bolaños)e Campbell (Ureña).
Técnico: Jorge Luis Pinto
Inglaterra: Foster; Jones, Cahill, Smalling e Shaw; Wilshere (Gerrard), Lampard e Milner (Rooney); Lallana (Sterling), Barkley e Sturridge.
Técnico: Roy Hodgson