Já são várias marcas históricas obtidas na Copa 2014 e o Maracanã presenciou mais uma delas na tarde deste sábado. Com um futebol redondinho e o craque da Copa até aqui, a Colômbia venceu o Uruguai por 2 a 0 e chega as quartas de final da competição pela primeira vez na história. E essa conquista veio com direito ao gol mais bonito do torneio até o momento, marcado por James Rodriguez.
O Jogo
A tensão já tomava conta do Maracanã muito antes do início da partida, com alguns torcedores uruguaios usando máscaras de Suárez e gritando o nome do atacante suspenso pela FIFA. Quando o apito inicial foi dado, a tensão se transferiu para o campo, com uma partida bem pegada e com a Colômbia chegando ao ataque com mais perigo. Aos seis, Cuadrado levantou na área e Yepes concluiu para fora.
O Uruguai , muito cauteloso, cuidava mais da marcação, mas apresentava falhas até nisso. Aos 11min, Zuniga foi acionado na intermediária, carregou e chutou forte para defesa de Muslera. Dois minutos depois, algo que foi raridade durante a partida: Forlán aparecendo. Aos 13, o atacante finalizou após passe de Cavani, mas a bola acabou desviada. Os colombianos envolviam e pouco chutavam, até que apareceu o nome da Copa 2014 até agora: James Rodriguez.
Aos 27min, Aguilar toca de cabeça para o meia, que domina no peito, próximo a meia-lua, e gira batendo forte, sem deixar ela cair, e colocando ela no fundo da rede, no gol mais bonito da Copa até aqui. Preso atrás, o Uruguai foi obrigado a sair pra o jogo. Aos 30, Forlán deu o passe, Cavani cruzou e na tentativa de Rodriguez, a defesa cafetera tirou.
Cavani, então, tentou sozinho, aos 32min, mas o chute passou raspando. A Celeste continuou em cima e poderia ter aberto o placar aos 38, quando Gonzáles bateu cruzado e Cavani quase desviou para o gol, mas o árbitro já havia marcado impedimento.
2º tempo
Os uruguaios começaram em cima na etapa final, apertando e dando trabalho para Ospina. Mas, bastou uma jogada, uma aula de futebol ofensivo para os colombianos ampliarem e deixarem a Celeste sem rumo. Foi aos quatro minutos, quando os cafeteiros atacaram em bloco, Jackson Martínez abriu na esquerda para Armero, que cruzou no segundo pau para Cuadrado escorar e James Rodriguez completar. Foi o quinto gol do artilheiro isolado da Copa do Mundo.
A boa vantagem no placar e a incapacidade ofensiva uruguaia fez a festa colombiana começar no Maracanã. A Celeste ainda tentou as cartas na manga, com entradas de Gastón Ramirez e Stuani, mas de nada adiantou. Aos 18min, Cristian Rodriguez tentou sozinho, carregou e bateu firme para boa defesa de Ospina. Sim, os colombianos também tinham, debaixo das metas, um goleiro milagroso.
Aos 33min, Maxi Pereira ficou na cara do camisa 1 colombiano, mas falhou na hora de finalizar. Aos 38min, foi a vez de Cavani arrematar de longe, no cantinho direito, mas Ospina foi buscar e colocou para escanteio. Nisso, o descontrole era evidente na Celeste, tanto que Lugano tomou cartão amarelo no banco de reservas. Dessa forma, foi só tocar a bola e esperar o apito final para os colombianos comemorarem a classificação histórica.
FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA 2X0 URUGUAI
Data e horário: 28/6/2014, às 17h00
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Björn Kuipers (HOL)
Assistentes: Sander van Roekel (HOL) e Erwin Zeinstra (HOL)
Público: 73.804 presentes
Cartões Amarelos: Giménez, Lugano (URU), Armero (COL)
GOLS: James Rodríguez (27′ do 1º tempo e 4′ do 2º tempo)
COLÔMBIA: Ospina, Zúñiga, Zapata, Yepes e Armero; Aguilar, Sánchez, Cuadrado (Guarín – 35′ do 2º tempo) e James Rodríguez (Ramos – 39′ do 2º tempo); Gutiérrez (Mejía – 22′ do 2º tempo) e Jackson Martínez. Técnico: José Pekerman.
URUGUAI: Muslera, Cáceres, Giménez e Godín; Alvaro Pereira (Ramírez – 8′ do 2º tempo), González (Hernández – 21′ do 2º tempo), Arevalo, Maxi Pereira e Rodríguez; Forlán (Stuani – 7′ do 2º tempo) e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez