O Brasil está nas semi-finais! Depois de outro jogo duro, porém com uma pitada a menos de emoção, a Seleção passou pela Colômbia pelo placar de 2 a 1, com gols de Thiago Silva e David Luiz, e James Rodríguez. No fim, os colombianos pressionaram, Neymar saiu machucado, mas o Brasil segurou e avançou. Com a vaga carimbada, o próximo adversário do Brasil será a badalada Alemanha, que despachou a França.
1°Tempo
Os minutos iniciais foram mais que bons para o Brasil. A Colômbia era veloz no meio e a sua postura já mostrava desde o início que não ficaria apenas na defesa. Mas o Brasil também estava bem postado e conseguiu duas boas chances antes mesmo dos 10 minutos. Na primeira, Neymar cobrou falta para fora, na outra, Thiago Silva aproveitou escanteio e abriu o placar: 1×0 Brasil.
E quem achou que o gol precoce iria assustar os colombianos, se enganou. Três minutos depois, Cuadrado bateu firme de fora da área, a bola ia morrer no cantinho de Júlio César, porém, Thiago Silva conseguiu desviar a bola minimante para fazê-la raspar na trave e ir para fora. Por muito pouco mesmo a Colômbia não empatou imediatamente.
Passados 22 minutos, o Brasil tinha as ações da partida e chegava bem ao ataque, enquanto a Colômbia, acuada, esperava para encaixar um contra-ataque. Em boa jogada, Hulk tabelou e recebeu sozinho da grande ára. O atacante finalizou e Ospina fez a defesa dando rebote, Oscar aproveitou e mandou para gol, para nova defensa do goleiro colombiano.
Aos 36 minutos o torcedor brasileiro engoliu seco. Fernandinho fez falta dura dentro da meia lua, em posição muita perigosa. Porém, na cobrança, os colombianos deram bobeira e James Rodríguez cobrou em cima da zaga brasileira. Nos minutos finais o Brasil trabalhou mais, mas não conseguiu ampliar o marcador.
2°Tempo
Na volta para o segundo tempo, Pekerman queria a Colômbia mais agressiva, e mandou a campo o atacante Adrian Ramos, tirando o meia Ibarra. A substituição não surtiu muito efeito, o jogo ficou embolado no meio de campo e quase nenhuma boa chance era criada. Quando alguma das seleções chegavam, era em bolas paradas.
Os minutos iam passando e o cenário continuava o mesmo. A Colômbia tentava sair, mas tinha muita dificuldade para criar, com James Rodríguez muito apagado devido à forte marcação. Mas em bola parada os colombianos chegaram ao gol, mas Yepes estava impedido e a jogada não valeu, para alívio da torcida brasileira.
Poucos minutos depois, veio o alívio para o Brasil. David Luiz acertou um belíssimo chute na cobrança de falta quase da intermediária e fez o segundo gol brasileiro. Um lindo gol do zagueiro brasileiro, que acertou o ângulo esquerdo de Ospina, sem chances para o goleiro. A torcida no Castelão comemorou aliviada nas arquibancadas.
Mas a agonia voltou 12 minutos depois. Júlio César fez pênalti em Bacca, James Rodríguez bateu, converteu, e recolocou a Colômbia no jogo: 2×1. O golpe fez Felipão responder e preencher o meio campo marcador do Brasil, com as entradas de Ramires e Hernanes. Saíram Hulk e Paulinho. Apesar da pressão final da Colômbia, que deixou o Castelão em total apreensão, o placar não fo alterado e o Brasil agora vai encarar a Alemanha.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 2 X 1 COLÔMBIA
Local: Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 04/07/2014
Horário: 17h
Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha)
Assistentes: Roberto Alonso Fernandez e Juan Yuste (ambos da Espanha)
Público: 60.342 torcedores
Gols: Thiago Silva 7’ 1T (1-0) e David Luiz 22’ 2T (2-0); James Rodríguez 34’ 2T (2-1)
Cartões Amarelos: Thiago Silva (BRA); James Rodríguez (COL)
BRASIL: Júlio César; Maicon, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Fernandinho e Paulinho; Hulk (Ramires), Neymar (Henrique) e Oscar; Fred
Técnico: Luiz Felipe Scolari
COLÔMBIA: Ospina; Zuñiga, Zapata, Yepes e Armero; Sanchez, Guarín, Cuadrado e James Rodríguez; Ibarbo (Adrian Ramos) e Teo Gutierrez (Bacca)
Técnico: José Pekerman