Edson Silva, o atual auxiliar técnico do treinador Márcio Goiano, tem muita história para contar. Antes de sua carreira como auxiliar, Edson fez sucesso dentro dos campos. Iniciou seu carreiro como jogador de futebol no Sport de Recife. Com 19 anos de idade teve oportunidade de atuar no Olympique de Marseiille, onde ganhou muita experiência e viu o futebol como poucos.
Na Europa, jogou também em Portugal e na Polônia. No Brasil, atuou no Corinthians, Atlético Mineiro e no Santa Cruz, onde encerrou sua carreira como jogador em 2010. O auxiliar técnico comentou a dificuldade no início de sua trajetória e da diferenças do futebol estrangeiro com o do Brasil.
“Não foi fácil. Saí de Jaqueira, que é uma cidade pequena, de 20 mil habitantes. Fui para a capital trabalhar em um supermercado e fui jogar uma pelada e um olheiro gostou do meu futebol. Assim começou. Cheguei ao Sport aos 16 anos. Algum tempo depois, me mudei para França jogar no Olympique. Tudo aconteceu muito rápido na minha carreira. Foi uma adaptação muito complicada, mas valeu a pena. Marselha foi um lugar que marcou minha vida e minha carreira. Lá tem muito profissionalismo, organização e comprometimento. Foram 11 anos jogando na Europa e vi um comprometimento muito grande dos profissionais com o clube, no Brasil, isso deixa a desejar.”
E na Europa veio o desejo de se tornar um treinador profissional, quando se aposentasse como jogador. Edson, que trabalhou com o técnico José Mourinho, hoje no Chelsea da Inglaterra, disse que a experiência que conseguiu trabalhando com o treinador em Portugal foi muito importante em sua decisão de se tornar um técnico de futebol.
“Me bateu vontade de ser treinador na Europa, quando trabalhei com o Mourinho no União Leiria. Vi que queria mexer com futebol a vida toda, mesmo depois de ser jogador. Eu pensei bastante, ouvi pessoas que disseram não ser fácil ser técnico aqui no Brasil, mas estou me preparando para um dia ser um treinador de ponta.”
Trabalho no Vila Nova
Atualmente, como auxiliar Técnico do treinador Márcio Goiano, Edson quer ganhar experiência e aprender mais sobre o treinamento de equipes no Brasil. Mesmo com a experiência que teve com treinadores de ponta na Europa, Edson Silva revelou que o trabalho atual no Vila Nova é exclusividade de Márcio. O Auxiliar, que pretende seguir carreira, exaltou o trabalho em conjunto com o técnico do time colorado.
“O trabalho agora é do Márcio, a metodologia é dele no Vila Nova Atualmente. Espero que eu possa ter aqui também um grande professor, assim como tive o Mourinho lá em Portugal. Vou ficar com o Márcio, para aprender como auxiliar, para depois seguir a carreira de técnico. A gente conversa muito. Estou ajudando ele em vários sentidos, é um cara muito inteligente. Acho que esse trabalho de auxiliar é para estar mais próximo dos atletas e do treinador.”
Com o conhecimento que conseguiu na Europa, Edson já tem uma filosofia de trabalho, quando se tornar treinador. O ex-jogador acredita que, se unir alguns princípios Europeus com a forma de trabalho brasileiro, terá êxito na carreira.
“Minha filosofia de trabalho é estar melhorando cada vez mais, buscando coisas diferentes, implantando metodologias novas. Ser treinador aqui no Brasil não é fácil. Não temos tempo para trabalhar aqui. Futebol hoje aqui no Brasil é resultado”, conclui.