21 de Setembro de 2014. Esmeraldino goiano, guarde essa data, pois ela entrou para a história do seu clube. Entrou para a história do Campeonato Brasileiro. O Goiás não era a Alemanha, mas lembrou o time germânico no massacre pra cima do Brasil. Foi um massacre pra cima do Palmeiras, que parecia atônico, incrédulo, sem acreditar. Querendo ou não, o Goiás venceu por 6 a 0, fora o show, a segunda maior goleada da história do Goiás na Série A.
O Jogo
Empolgado com a presença do torcedor, que até então fazia bela festa, o Palmeiras tentou dominar nos primeiros minutos. Teve mais posse de bola, mas esqueceu de ser cuidar na defesa. E o erro, nessa altura, é fatal. Aos seis minutos, Esquerdinha fez jogada de craque, honrando a camisa 10 que vestia, e deu o gol para Ramon, que só tirou de Deola e saiu pro abraço. 1 a 0 e início do show esmeraldino no Serra.
O show teve repertório vasto: de dribles desconcertantes a uma eficiência de impressionar qualquer um. Aos 11min, Victorino errou na saída de bola, Ramon dominou, deu para Esquerdinha, que tabelou com Erik e saiu na cara do gol, batendo forte, de direita, o pé ruim. Deola aceitou e o Goiás ampliou: 2 a 0. Aí, o Goiás voltou a recuar, o Palmeiras a dominar, mas parecia apenas aquela armadilha bem preparada que a vítima cai como um bobo.
Aos 21min, Diogo fez a jogada e serviu Cristaldo, que bateu forte, cruzado, mas Renan espalmou. Aos 25min, Cristaldo teve a chance nos pés outra vez, após jogada na esquerda de Victor Luís, mas isolou. Aos 27min, a defesa palmeirense voltou a ajudar. O Goiás, voltou a marcar. Victor Luís recuou mal para Deola, Erik disparou, dominou e na cara do goleiro, chutou cruzado, forte, estufando a rede: 3 a 0.
O show não podia parar, o Goiás mostrava perfeição, mas também era passível de erros. Aos 31min, nova trama esmeraldina e David, de fora da área, disparou forte e errou, mas por pouco: a bola bateu na trave e saiu. Aos 37min, David seria perfeito. Tudo porque, um minuto antes, Lúcio foi tentar dar um chutão, bateu pra trás e Deola agarrou. O árbitro marcou tiro livre indireto, na entrada da área. David, com toda a calma do mundo, cobrou no ângulo e Deola não sentiu nem o cheiro: 4 a 0.
2º tempo
Sem reação durante o primeiro tempo, Dorival Júnior mudou o Palmeiras por atacado no intervalo: saíram Cristaldo, Juninho e Josimar, entraram Bernardo, Bruno César e Henrique. O Palmeiras mudou sim, mas foi pra pior. O Goiás, que não tinha o domínio da bola, passou a ter e passou a atacar com mais facilidade ainda.
Aos dois minutos, Jackson cobrou falta com categoria, mas Deola foi no ângulo para espalmar. Aos três, o bombardeio foi tão forte que ele não teve chance. Moisés chutou, a bola bateu na mão de Lúcio e sobrou para Thiago Mendes, que disparou um torpedo, no alto, sem chance para Deola. Golaço, o quarto da goleada. Aí, naturalmente, o Goiás tirou o pé e o Palmeiras tentou o gol de honra.
Aos 13min, Diogo chutou de longe, no canto esquerdo, mas Renan espalmou. Aos 20min, foi a vez de Bruno César chutar de longe, para mais uma defesa do goleiro esmeraldino. Aos 23min, Henrique teve a melhor chance, mas na cara de Renan, chutou pra fora de forma bisonha. Aos 25min, Bernardo foi o autor da última tentativa, mas a bola subiu demais.
Aos 27min, todas as forças do Alviverde paulista acabaram com a expulsão infantil de Allione, por falta violenta em Esquerdinha. Aí, coube ao Goiás dar o golpe final, e ele veio aos 45min: Wellinton Júnior, que havia entrado no lugar de Erik, foi lançado e bateu cruzado, rasteiro e Deola, mais uma vez, aceitou. 6 a 0 no placar e uma festa épica no Serra.
OUÇA OS GOLS DA GOLEADA HISTÓRICA NA VOZ DE HUGO SÉRGIO
{mp3}DOWNLOAD/Goias/Setembro/21_09_GOIAS_1_X_0_PALMEIRAS__H_{/mp3}
{mp3}DOWNLOAD/Goias/Setembro/21_09_GOIAS_2_X_0_PALMEIRAS__H_{/mp3}
{mp3}DOWNLOAD/Goias/Setembro/21_09_GOIAS_3_X_0_PALMEIRAS__H_{/mp3}
{mp3}DOWNLOAD/Goias/Setembro/21_09_GOIAS_4_X_0_PALMEIRAS__H_{/mp3}
{mp3}DOWNLOAD/Goias/Setembro/21_09_GOIAS_5_X_0_PALMEIRAS__H_{/mp3}
{mp3}DOWNLOAD/Goias/Setembro/21_09_GOIAS_6_X_0_PALMEIRAS__H_{/mp3}
FICHA TÉCNICA
GOIÁS 6 X 0 PALMEIRAS
Local: Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 21 de setembro de 2014, domingo Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Igor Junio Benevenuto (MG)
Assistentes: Marcio Eustaquio Santiago (Fifa-MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Assistentes adicionais: Janio Pires Gonçalves e Luciano Oliveira dos Santos (ambos de TO)
Cartões Amarelos: David, Moisés, Jackson (Goiás) e Diogo (Palmeiras)
Gols:Ramon, aos 7, e Esquerdinha, aos 11, e Erik, aos 27, e David, aos 36 minutos do primeiro tempo; Thiago Mendes, aos, e Wellinto Júnior, aos 45 minutos do segundo tempo
GOIÁS: Renan; Moisés, Felipe Macedo, Jackson e Léo Veloso; Amaral, David, Thiago Mendes (Murilo), Ramon (Wellinton Júnior) e Esquerdinha; Erik (Samuel) Técnico:Gilberto Fonseca
PALMEIRAS: Deola; João Pedro, Lúcio, Victorino e Victor Luis; Renato e Josimar (Bernardo); Allione, Juninho (Bruno César) e Diogo; Cristaldo (Henrique) Técnico: Dorival Júnior