Depois do desastre na Copa do Mundo, o processo de resgatar a confiança do brasileiro na Seleção continua a todo vapor, e também com todo sucesso. Na quinta partida sobre o comando de Dunga, a Seleção Brasileira mostrou boa organização e, contando outra vez com Neymar e também com William, venceu a Turquia por 4 a 0 em Istambul.
O Jogo
Desde o momento que a bola rolou, o que mais ficou claro foi a superioridade brasileira e a organização do time comandado por Dunga, cada vez mais passando segurança. Ainda que não conseguisse nenhuma despontada mais forte, a Seleção Brasileira tocava a bola e explorava os lados do campo. O primeiro lance de perigo foi com Neymar, que aproveitou erro feio da defesa turca, passou pelo goleiro, mas perdeu o ângulo e também a chance de marcar.
Só que craque que é craque não perdoa duas vezes seguidas. Aos 19 minutos, Fernandinho fez um lançamento primoroso, na medida para Neymar, que apareceu nas costas da defesa e tocou na saída de Volkan: 1 a 0 para o Brasil. A partir daí, a Turquia tentou mudar a postura, ficar mais defensiva, mas pagou caro por isso. Aos 23min, em contra-ataque, William cruzou da direita, Kaya tentou cortar, mas jogou contra o patrimônio: 2 a 0 para o Brasil.
Com os dois gols em quatro minutos, a Seleção se conteve e a Turquia tentava atacar, ainda que isso fosse uma raridade. Aos 29min, o meia Arda Turan, do Atlético de Madrid, disparou belo chute e exigiu defesa importante de Diego Alves. Três minutos depois, Altintop alçou na área e Edinç escorou, mas a bola saiu por pouco ao lado do gol.
Aí, o Brasil voltou a agir, sempre pela direita, sempre com William, destaque maior da partida ao lado de Neymar. Aos 40min, o meia pedalou e tentou o cruzamento rasteiro, mas Neymar não alcançou. Aos 41min, William tentou um toque de classe, por cobertura, mas a bola subiu demais. Aos 43min, o insistente meia teve sucesso na tentativa, e após jogada de Neymar, tocou rasteiro para a rede, marcando o terceiro gol.
2º tempo
Sem alterações, o Brasil voltou com a mesma postura dominante e segura na parte defensiva, e o ritmo caiu um pouco. William, entretanto, continuava com tudo, inclusive dando um elástico sensacional em dois marcadores turcos já na entrada da área, o que quase rendeu o quarto gol. Aos oito, após escanteio da direita, David Luiz apareceu sozinho, mas o goleiro Babacan, que havia entrado no lugar de Volkan, fez defesa brilhante.
Babacan só não conseguiu parar Neymar com sucesso. Aos 14min, o craque brasileiro tabelou com William, que deu bela assistência para o camisa 10 tocar na saída do goleiro e ampliar o marcador: 4 a 0. Foi o suficiente para a torcida turca se render ao craque brasileiro, gritando o nome de Neymar e vaiando os atletas locais.
Ainda assim, a Turquia não desistia de fazer o gol de honra. Aos 26min, Bulut recebeu bom passe, entrou na área e chutou, mas Diego Alves fez outra bela defesa. Com o resultado definido, Dunga aproveitou para fazer mudanças e observar novos nomes, como por exemplo o meia-atacante Roberto Firmino e o meia Fred. Aí, o desentrosamento entrou em campo e a Seleção pouco rendeu, ficando mesmo nos 4 a 0.
FICHA TÉCNICA
TURQUIA 0 X 4 BRASIL
Local: Estádio Sukru Saraçoglu, em Istambul (TUR)
Data/Hora: 12/10/2014, às 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Rashvan Irmatov (UZB)
Cartões amarelos: Caner Erkin (TUR)
GOLS: Neymar, 19’/1ºT (0-1); Semih, contra, 23’/1ºT (0-2); Willian, 43’/1ºT (0-3); Neymar, 14’/2T (0-4)
TURQUIA: Demirel (Babacan); Irtegun, Semih Kaya, Koybasi; Hamit Altintop (Volkan Sen), Bilal Kisa (Selçuk Inan), Mehmet Topal (Tarik Çamdal), Tufan e Arda Turan; Umut Bulut (Potuk) e Erdinç (Caner Erkin). Técnico: Fatih Terim
BRASIL: Diego Alves; Danilo, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo (Fred), Fernandinho (Casemiro), Willian (Douglas Costa), Oscar (Coutinho) e Neymar; Luiz Adriano (Roberto Firmino). Técnico: Dunga