PAUTAS
O governo deve enviar em breve para a Assembleia projetos que devem gerar muito debate e polêmica, admite o líder do governo deputado José Vitti (PSDB). Dentre eles, o Plano Estadual de Educação, a deliberação final sobre o piso e do rejuste do salário dos professores, além da criação da Secretaria de Desenvolvimento Regional e de taxa para o setor minerador.
TRANQUILO
Apesar dos acalorados debates que podem vir por aí, José Vitti acredita que a tramitação será “tranquila”, como tem sido, em geral, a dos projetos do governo. “Nós temos uma pauta que está sendo praticamente toda exaurida. A produtividade deste semestre está muito acima daquilo que é o normal aqui na Assembleia”, disse.
PLANO
A Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, explicou que o novo Plano Estadual de Educação, que foi elaborado por uma Comissão, é meramente uma adequação ao atual Plano Nacional, mas substituirá, para melhor, a atual legislação estadual, de 2001. “É um avanço e fixa metas mais factíveis”, avaliou.
ADIOU
O presidente Eduardo Cunha (PMDB) não estará mais em Goiânia nesta sexta-feira, trazendo a Câmara Federal Itinerante. Ele ligou para o deputado Helio de Sousa (DEM), presidente da Assembleia – local onde o evento seria realizado – , e informou que compromissos com votações decisivas em Brasília, como a Reforma Política, o obrigaram a adiar. Ainda não indicou nova data.
CELG
O deputado José Nelto (PMDB) minimizou as pouco empolgadas declarações de Eduardo Cunha na terça- feira sobre a intenção da bancada do PMDB em ir até ele para pedir apoio a não privatização da Celg. “Nada desanima a bancada do PMDB. Ele é político, e a decisão é política – de vender, privatizar ou não a Celg”, disse. O deputado disse que a bancada vai se reunir com Cunha e citou também o presidente do senado, Renan Calheiros, além do vice-presidente da República, Michel Temer, que também são peemedebistas.
NOTA
Ao lado da Secretária Ana Carla Abrão, o governador Marconi Perillo entrega, às 8 horas, na Secretaria da Fazenda, prêmios aos 40 ganhadores do primeiro sorteio do Programa Nota Fiscal Goiana.