Candidato ao rebaixamento. Dessa forma, o Atlético foi tratado durante boa parte do primeiro turno da Série B. Até o término da 13ª rodada, o Dragão, que acabara de ser goleado (3 x 0 para o Santa Cruz, no Arruda), ocupava a vice-lanterna do torneio com apenas 9 pontos.

Porém, o time, comandando por Gilberto Pereira, deu início a uma arrancada sensacional após a chegada de alguns reforços, como o lateral-esquerdo Eron, o meia Jorginho e o atacante Júnior Viçosa. Nas últimas seis rodadas do primeiro turno, o rubro-negro não foi derrotado e, com quatro vitórias e dois empates, chegou aos 23 pontos, sendo 14 conquistados nessa reta final.

Todos integrantes do G-4 tiveram desempenho inferior ao do Atlético. O Vitória, atual líder com 37 pontos, marcou 11 tentos, enquanto o Botafogo anotou 9, América-MG conseguiu 10 tentos e o Bahia conquistou 9 pontos. Outra equipe com bom aproveitamento na reta final de turno foi o Santa Cruz, que conquistou 10 tentos.

Essa fase ascendente do Dragão empolga torcedores e também alguns atletas, que passam a sonhar mais alto, com um possível acesso, como destacou o lateral-esquerdo Tarracha. “Sem dúvida, sempre pensamos no acesso. Porém, temos de ir por partes, já que ainda nos encontramos em uma posição desconfortável”.

No ano passado, o Atlético também reagiu no returno do Brasileirão e chegou na última rodada com grandes chances de acesso. Em 2014, o rubro-negro acabou a primeira metade do torneio com 25 pontos, em 13º lugar. No final do torneio, o clube ficou na sétima posição, com 59 pontos. O Avaí, quarto colocado, conquistou o acesso com 62 pontos.

Tarracha ressaltou que, para seguir sonhando alto, a equipe precisa corrigir erros apresentados na primeira metade, como o excesso de pontos perdidos dentro de casa.  “Ter a responsabilidade e saber o que teve de negativo no primeiro turno e corrigir agora, nessa segunda parte, para que tudo dê certo. Perdemos muitos pontos dentro de casa e isso não pode se repetir. Se a gente não recuperar agora, fora de casa, vão fazer falta no fim do campeonato”.

O Dragão começa o segundo turno do Brasileirão Série B às 16h30 de sábado, quando encara o Boa Esporte, no estádio do Melão, em Varginha, interior de Minas Gerais.