A Comissão que avalia a atualização da Planta de Valores Imóveis de Goiânia deve terminar o trabalho de verificação dos valores venais em cada bairro da Capital até a próxima semana. Depois disso, em setembro, a prefeitura vai elaborar o projeto que Lei que será enviado à análise da Câmara Municipal.

Como antecipado pelo prefeito Paulo Garcia (PT), em entrevista à Rádio 730, a tendência é que a correção dos valores venais não tenha efeito para a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que teria reajuste apenas relativo à inflação.

O líder da base do prefeito na Câmara, Carlos Soares (PT), confirma que a intenção é aplicar os novos valores apenas na cobrança do Imposto Sobre Transmissão de Imóveis (ISTI). “Atualização está sendo muito tranquila, um estudo bem feito. Acredito que semana que vem iremos concluir o estudo da planta de valores. Nós não estamos dispostos a um reajuste do IPTU que signifique um impacto grande ao contribuinte. Com a conclusão da planta, nós partiremos para essa discussão, que deve começar já semana que vem”.

{mp3}stories/2015/agosto/PLANTA_E_IPTU_01{/mp3}

O representante do PSDB na comissão de atualização da Planta de Valores, vereador Dr. Gian, afirmou, em entrevista ao repórter Rubens Salomão, que existe a possibilidade de o grupo de trabalho definir um reajuste para o IPTU até 10% acima da inflação. “O que colocamos, como partido opositor, é que nós não vamos aceitar um IPTU chegando aqui na Câmara, que seja acima do limite, que é o teto constitucional da inflação corrigida, que deve ser em cima de 9% esse ano até o ano que vem. Não deve passar disso”.

{mp3}stories/2015/agosto/PLANTA_E_IPTU_02{/mp3}

A expectativa é que o projeto da atualização da planta de valores, com aumentos no IPTU e no ISTI seja enviado à Câmara Municipal até a segunda semana do próximo mês de setembro.

*Informações de Rubens Salomão