O Empreendedor Social e Presidente e Conselheiro da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), Lucas Meira, desembarcou em Goiânia nesta terça-feira (5) após compor a comitiva brasileira que foi até o Japão para conhecer a cultura e discutir parcerias em uma das maiores potências econômicas mundiais.
Ouça a entrevista na íntegra: {mp3}stories/2016/Abril/renapsi{/mp3}
Meira participou do Programa “Juntos”, que visa a proporcionar maior proximidade entre Japão e América Latina, o que inclui o Brasil. O presidente concedeu entrevista, ao vivo nesta terça, no programa Segundo Tempo da Notícia, da Rádio 730, à apresentadora Cecília Barcelos, e falou sobre os costumes do país asiático, além de descrever objetivos das viagem.
“O objetivo era de apresentar o Japão, a cultura, as empresas, órgão oficiais como ministérios, tivemos a oportunidade de estar com o governador de Tóquio, vice-governador de Hiroshima, o presidente da Câmara Provincial, o que pra nós aqui seria o presidente da Assembleia Legislativa, e bater um papo sobre quais são os desafios deles, como dirigem suas indústrias, empresas, enfim”, relata o presidente do Renapsi.
De acordo com Meira, os japoneses consideram o Brasil como o “celeiro do mundo”, pela diversidade de recursos naturais e do potencial de produtividade nacionais. Ele destacou que um dos interesses do país em receber a comitiva brasileira é o de produzir na região do “MaToPiBa”, um acrônimo que corresponde a uma área compreendida pelo estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
“É uma região muito produtiva e eles nos falaram no interesse de produzir ali, de plantar os alimentos que ali serão produzidos. Falaram que já estão sendo feitos inclusive estudos na área de logística e como seria feita esta exploração”, destaca.
Em outro momento, ele destaca a visita do ministro japonês à América Latina para divulgar o “Juntos”, criado em comemoração aos 120 anos de parceria entre brasileiros e japoneses. O Brasil é, atualmente, o país com a maior comunidade de japoneses fora de seu país de origem, com cerca de 1 milhão de representantes.
“O ministro do Japão esteve no Caribe e depois no Brasil, em São Paulo, e onde em seu discurso ele falou que a América Latina, o Caribe e o Japão deveriam estar juntos, progredir juntos, liderar juntos e inspirar juntos. Essa frase foi repetida por diversas vezes lá no Japão. Então eu vi que eles estão em sintonia, esse sentimento de progredir juntos, em todas as nossas atividades oficiais foi dito isso”, pondera.
Meira observou ainda o exemplo de organização e disciplina da população japonesa. Ele citou o cruzamento do bairro de Shibuya. O encontro de cinco ruas localiza-se em frente a uma das estações de metrô mais movimentadas de Tóquio, o que explica o fato de milhares e milhares de pessoas passarem pelo local diariamente.
“O que me chamou muito a atenção é o respeito nas ruas, a limpeza. No cruzamento onde se cruzam mais pessoas no mundo, até ali, onde há milhares de pessoas você não vê sujeira, não vê uma falta de respeito”, descreve.
Sobre a Renapsi
Com parcerias públicas e privadas, a RENAPSI já executou projetos de qualificação profissional nas áreas de serviço, comércio e indústria, tendo atendido mais de 20 mil jovens e adultos, nos últimos cinco anos. Neste eixo de atividade, mais recentemente, criou o Sistema Pró-Emprego (SPE), em funcionamento em Palmas, no Tocantins. Conheça mais sobre a rede acessando o site www.renapsi.org.br.