No próximo final de semana, Goiânia vai receber a primeira etapa do Circuito Futevôlei Brasil. Nesta terça-feira, dia 12, os organizadores apresentaram o torneio em um evento para imprensa, atletas e patrocinadores.
A competição terá jogos de três categorias (Intermediário, Misto e Aberto), que serão disputadas em três quadras, das 8h até 18h de sábado e a partir das 10h de domingo (com as finais começando às 14h). O local dos jogos será o Espaço Orla, localizado na Rua 132, no Setor Sul.
Ingressos estão sendo vendidos antecipadamente por 15 reais na Trupe do Açaí. No final de semana, as entradas serão vendidas nas bilheterias. Após os jogos, o local vai receber shows. A expectativa é que mais de mil torcedores acompanhem a competição.
Paulo Henrique Barbosa, presidente e diretor comercial do Futevôlei Brasil, ressaltou que a criação do circuito brasileiro tem como objetivo criar um calendário para os atletas, além de auxiliar na divulgação da modalidade. “Nosso maior objetivo é o crescimento do futevôlei no cenário nacional. É um esporte que precisa de maior união, tanto dos atletas, quanto de quem organiza para fazer o esporte crescer”.
Luis Claudio Gonçalves, fundador do Futevôlei Brasil, revelou que outras etapas devem ser disputadas em Brasília, Salvador e Belo Horizonte no decorrer do ano de 2016.
Conheça mais o esporte
O futevôlei foi criado nas praias do Rio de Janeiro, durante a década de 1970 e é uma “mistura” do futebol com o vôlei. O esporte é praticado em quadras de areia, com 9 metros de largura por 18 metros de comprimento e conta com uma rede de 2m20 dividindo os lados. A modalidade tem ganhado espaço e conta com praticantes na Europa, na Ásia e nos Estados Unidos.
Os atletas podem usar os membros inferiores, a cabeça, os ombros, o peito e as costas para tocar na bola. Cada equipe pode tocar na bola até três vezes antes de passar para a quadra adversária, sendo que um jogador não pode tocar duas vezes seguidas. Vence o set a equipe que fizer 18 pontos primeiro, sem troca de vantagem.
Expectativa dos atletas
A parceria Santhyago e Felipe, formada há um ano e meio, é considerada uma das favoritas ao título da etapa goiana do circuito nacional. Santhyago Nunes, que além de atleta é professor da modalidade, destacou que o esporte pode ser praticado por diversas pessoas, independente da idade. “O grande diferencial do nosso esporte é que abrange as pessoas do nível A, B, C e D. Tem peladas de todos os níveis, das pessoas que estão acima do peso aos mais velhos, até as crianças, que contam com bolas e redes adaptadas. Tem espaço para todos fazerem essa atividade física”.
Felipe Fernandes, conhecido como Felipe Fon, falou sobre a realização de um evento nacional em Goiânia. “É uma prazer jogar em Goiânia. Tínhamos de sair daqui para jogar um torneio grande, com grandes nomes e de alto nível e agora poderemos ter isso aqui mesmo”.
Igor Martins, que chegou a jogar nas categorias de base do Goiás, revelou que conheceu o futevôlei através do convite de amigos e de um tio. O atleta comemorou a possibilidade de “jogar em casa” na disputa. “É sensacional ter esse evento em Goiânia, recebendo os melhores atletas do Brasil aqui”.