No final da tarde deste sábado, o Brasil conquistou três medalhas de prata no judô dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. O judô na Paralimpíada é disputado por atletas com deficiência visual, da classificação B1, a mais severa, à B3, a mais moderada. Todos competem juntos, em suas respectivas categorias de peso.
Acompanhe as Paralimpíadas Rio-2016 em TEMPO REAL!
Na categoria até 70 kg, a judoca brasileira Alana Martins Maldonado perdeu a luta final por dois wazaris para a mexicana Lênia Fabiola Ruvalcaba Alvarez, que ficou com a medalha de ouro. As medalhas de bronze na categoria até 70 kg ficaram com Naomi Soazo, da Venezuela, e Gulruh Rahimova, do Uzbequistão. Aos 21 anos, Alana é natural de Tupã, interior de São Paulo.
Um dos maiores atletas paralímpicos da história, Antônio Tenório foi surpreendido pelo sul-coreano Gwanggeun Choi na final da categoria até 100 kg. Aos 45 anos, o brasileiro conquistou sua sexta medalha em Paralimpíadas. O uzbeque Shirin Sharipov e o cubano Yordani Sastre ficaram com as medalhas de bronze.
Na categoria mais de 100 kg, Willians de Araújo acabou derrotado por Adiljan Tuledibaev. O judoca do Uzbequistão conseguiu um ippon no primeiro segundo da luta e levou o ouro, deixando o brasileiro com a prata. O japonês Kento Masaki e o cubano Yangaliny Jimenez terminaram com os bronzes.