O Atlético entrou em campo na tarde deste sábado, dia 8, para enfrentar o Avaí, no Estádio Olímpico, em partida válida pela 30ª rodada da Série B. Defendendo a liderança da competição, o Dragão venceu por 3×0 a equipe catarinense. Júnior Viçosa marcou duas vezes e Luiz Fernando decretou a vitória da equipe rubro-negra.

Líder isolado do Campeonato Nacional, o Atlético partiu para cima desde os primeiros minutos. Com futebol ofensivo e marcando o adversário no campo de ataque, o Dragão não demorou para criar as primeiras oportunidades. O ímpeto ofensivo foi recompensado na primeira etapa: com dois gols do artilheiro Júnior Viçosa, um de pênalti e outro após lançamento do lateral Romário. Aos 20 minutos do segundo tempo, Luiz Fernando fechou o caixão avaiano e garantiu os três pontos ao Atlético.

Com o resultado, o Dragão chegou aos 55 pontos, ocupando a liderança isolada da classificação. O Vasco, que duela, às 18h30, contra o Londrina, não pode ultrapassar a equipe rubro-negra. O próximo compromisso do Atlético será na sexta-feira, dia 14, diante o Paysandu, às 20h30, novamente no Estádio Olímpico.

1º Tempo

A partida começou a mil. O Atlético foi para cima do Avaí, que finalizou três vezes em menos de 20 minutos de jogos, mas a pontaria não estava regulada e os chutes não levaram perigo ao gol do arqueiro Renan. Já o Leão de Florianópolis manteve seu estilo de jogo: fechado, com marcação na sua parte do campo, investindo em rápidas subidas ao ataque, no entanto, a fórmula foi pouco eficaz. O Atlético, assim como rival, esteve atento na marcação e não sofreu perigo de gol.

O líder da Série B conseguiu impor ritmo fulminante, girando a bola, o que foi essencial para cansar o adversário. A recompensa chegou aos 30 minutos da etapa inicial. Após tentar cortar lançamento, o meia Renato tocou com a mão na bola. O problema? Foi dentro da área. O árbitro Gilberto Rodrigues (PE) sinalizou penalidade a favor do Atlético. Na cobrança, Júnior Viçosa abriu o placar.

Após parada técnica, devido ao forte calor, o Dragão continuou pressionando o Avaí. Bastaram 13 minutos para o placar mudar novamente. O lateral esquerdo, Romário, cruzou rasteiro e a bola encontrou o atacante Júnior Viçosa, que bateu firme ampliando o placar. Com o tento, Viçosa se tornou o artilheiro isolado da equipe na competição: sete gols em 23 jogo realizados.

2º tempo

O retorno para o segundo tempo começou morno do lado atleticano, no entanto, a equipe manteve a marcação das principais peças do Avaí, que buscava, sem organização, diminuir a vantagem. O Atlético mostrou superioridade e controlou a todo instante a partida.

O Leão tentou subir a marcação, pressionando a defesa atleticana. Mas sem organização, o clube deixou espaços, que foram aproveitados pelo rápido ataque do Atlético. Aos 20 minutos, Gilsinho, pelo lado direito aproveitou a liberdade e cruzou sem dificuldades para o meio-campista Luiz Fernando, o camisa 7 do Dragão só teve o trabalho de tocar para o gol e comemorar o terceiro gol do líder da Série B.

Após o gol, o Atlético administrou a partida tocando a bola e o Avaí, sem forças, não assustou o gol do goleirão Kléver. O técnico Marcelo Cabo promoveu a estreia do jovem Matheus Carvalho e do atacante Edson Júnior, a dupla deixou o jogo acesso novamente. E por pelo menos três oportunidade a vitória quase virou goleada.

Ficha Técnica

30ª rodada: Atlético-GO x Avaí
Data: 08 de outubro de 2016
Horário: 16h00
Local: Estádio Olímpico Pedro Ludovico, Goiânia (GO)

Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
Assistentes: Marlon Rafael Gomes de Oliveira (PE) e Ricardo Bezerra Chianca (PE)

Cartões amarelos: Alemão e Betão (AVAÍ); Luiz Fernando (ATG)
Gols: Júnior Viçosa, 30’ e 43’ 1T; Luiz Fernando, 20’ 2T.

Público pagante: 9.888
Público presente: 11.260
Renda: R$ 105.680,00

Atlético-GO: Kléver; Matheus Ribeiro, Ricardo Silva, Marllon e Romário; Pedro Bambu, Michel, Jorginho (M. Carvalho), Luiz Fernando (Caique) e Gilsinho; Júnior Viçosa (Edson Júnior).  Técnico: Marcelo Cabo.

Avaí: Renan; Alemão (Tatá), Betão, Gabriel e Capa; Luan, Caio César, Renato e Diego Jardel (Jajá); Romulo e Vitor (Romarinho). Técnico: Evando (Claudinei Oliveira está suspenso após expulsão contra o Goiás e não comandou a equipe contra o Dragão).