A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (26) a Operação Recomeço, que tem o objetivo de combater crimes de corrupção, fraudes em licitações e desvio de recursos públicos federais oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), destinados à compra de material didático para a rede pública municipal infantil no município de São Simão, no sudoeste goiano.

O atual prefeito da cidade, Márcio Barbosa Vasconcelos (PSDB), teve decretada a prisão preventiva durante a operação. Ele é suspeito de envolvimento em fraudes do Fundeb no município. De acordo com o advogado do prefeito, Tadeu Bastos, o tucano nega as acusações e vai colaborar com as investigações.

Outros dez mandados foram cumpridos pelos cerca de 40 agentes envolvidos na operação. Destes, nove são de condução coercitiva e um de afastamento de função, por parte de um servidor público federal. Goiânia, Senador Canedo e Anápolis também foram municípios alvo das investigações. A suspeita é de que servidores públicos e empresários estejam envolvidos na comercialização ilegal de materiais escolares.

Os suspeitos responderão pelos crimes de peculato, corrupção passiva ou ativa, emprego irregular de verba pública, fraudes a licitações, bem como no crime de responsabilidade previsto no art. 1º do decreto-lei 201/67, cujas penas máximas somadas cumulativamente perfazem o total de 40 anos de reclusão.