As escolas municipais de Goiânia vão receber até a próxima quinta-feira (10) o Caminhão Biblioteca. O projeto é realizado desde 2008 por meio de uma parceria entre o Sesc e a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) e visa ao estímulo e o prazer pela leitura, o pensamento crítico, a criatividade, além de diminuir o distanciamento entre o leitor e o livro.

Para a bibliotecária do Sesc Juliana Grazielli, o projeto tende a contemplar os bairros menos favorecidos. “É uma forma de contemplar os bairros mais periféricos. O aceso à cultura, principalmente ao livro, à leitura, à biblioteca é mais restrito porque não tem a oferta”, destaca.

O caminhão Biblioteca ficará estacionado em frente às escolas a partir de segunda feira (7), das 9h da manhã até as 16h. Serão disponibilizados 3 mil exemplares de livros não só para os alunos da rede pública de educação, mas também a toda população do bairro. Entre os exemplares estão: literatura brasileira, infantil e política, entre outros.

O empréstimo dos livros é feito por meio de um cadastro realizado no momento da visita e dá ao leitor o direito de permanecer com o título durante o período de sete dias.

Na segunda-feira, o caminhão biblioteca estará na Escola Mônica de Castro, no Jardim Novo Mundo; na terça (8) na Escola Professor Moacir Monclair Brandão, no Jardim América; na quarta (9) vai ser a vez da Escola Vitor Hugo Ludwig, na Cidade Jardim e na quinta (10) em frente à Escola Recanto do Bosque, no Residencial Recanto do Bosque.