A tragédia aérea que vitimou 75 pessoas, dentre jornalistas, jogadores e comissão técnica da Chapecoense, causou comoção geral no Brasil e no mundo. Desde o início das notícias da queda do avião que tinha como destino Medellín, palco da primeira final da Copa Sulamericana, várias equipes do futebol mundial e brasileiro declararam apoio e solidariedade ao time de Santa Catarina.
O Vila Nova, através do presidente Ecival Martins, também se pronunciou sobre o acidente durante o programa Debates Esportivos, da Rádio 730. O presidente ressaltou a surpresa com a notícia e a solidariedade com todos os envolvidos:
“Fomos pegos de surpresa, aqui no Vila Nova estamos todos consternados com essa tragédia. Eram pais de família, pessoas com seus sonhos, defendendo uma instituição e uma camisa. Como princípio cristão, estamos todos orando aqui no Vila para as famílias das vítimas. Estamos chocados, não há outra expressão para externar o que o Vila Nova sente nesse momento”, declarou.
O presidente fez questão de ressaltar que o Vila Nova como instituição presta todo apoio e sentimentos à família dos jornalistas, dos componentes da comissão técnica e os jogadores da Chapecoense: “Queremos expressar todos nossos sentimentos aos familiares, que são os que mais estão sofrendo com tudo isso. É realmente uma perda enorme para o futebol brasileiro, o Vila Nova está solidário à todos familiares e torcedores da Chapecoense”.
O avião que caiu na cidade de La Union, próximo à Medellín, transportava 81 pessoas. Eram 9 tripulantes e 72 passageiros, dentre jornalistas, convidados especiais, comissão técnica e jogadores da Chapecoense. As finais da Sulamericana, que envolviam a Chape e o Atlético Nacional, estão suspensas por decisão da Conmenbol.
Confira a nota oficial emitida pelo Vila Nova:
Nunca foi e nunca será apenas futebol. Somos uma grande família que hoje sente profundamente a dor da perda de cada profissional que estava no vôo, que levava os guerreiros da Chapecoense e também profissionais da imprensa nacional para o compromisso da Sul-Americana.
O Vila Nova Futebol Clube se solidariza com todos os familiares das vítimas deste terrível acidente. Vítimas que até o momento do desastre viviam um sonho, o título da Copa Sul-Americana. Sonho que foi e sempre é compartilhado por todos familiares, profissionais de imprensa, dirigentes e o bem maior de todo clube de futebol que é o torcedor.
Todos os clubes de futebol hoje, sentem profundamente a ausência de cada integrante desta grande festa que estava chegando a grande final. Final que era esperada, mas com todos de volta para suas famílias. Se foram pais, irmãos, filhos e além de tudo, profissionais respeitados em suas áreas de atuação.