Dezembro chegou e com ele o Natal. Nesta época do ano muitas pessoas são tomadas por um espírito de generosidade e compaixão. Surgem diversas campanhas para arrecadar alimentos, brinquedos e outros atos solidários. Já outras pessoas são tomadas por um sentimento melancólico, algo conhecido como depressão de fim de ano. 

Acompanhe a entrevista na íntegra: {mp3}Podcasts/2016/dezembro/07/psicologavivianeguimaraes{/mp3}

“As pessoas criam uma expectativa grandiosa como se a festa de Natal e de ano novo como se tudo tivesse que ser perfeito. Quando se cria uma expectativa e é frustrada, acaba trazendo muito peso, angústia e dor. E no Natal, qualquer coisa que sai errado, fica marcado. Quando isso aconteceu, é feito o chamado registro, e por conta disso em todos os anos a expectativa se repete”, afirma a psicóloga Viviane Guimarães, em entrevista à 730 no programa Cidadania em Destaque.

Mesmo sem querer, o indivíduo recebe informações sobre a época de Natal e Réveillon a todo instante, seja pelos veículos de comunicação, redes sociais, conversas pelas rua, roda de amigos, e nem todos têm a oportunidade de festejar ao lado dos familiares. Segundo a psicóloga, a preocupação deve ser deixada de lado, dando lugar à vivência e o desfrutar do momento natalino.

“Não criar expectativas de perfeição, apenas vivenciar esse momento de fraternidade, paz, amor, tranquilidade. A gente fez tudo isso virar uma festa, algo muito estrondoso, um show, um teatro. As crianças hoje não esperam o encontro da família, com brincadeiras e um momento legal, elas esperam somente Papai Noel e presente. E vai que esse Papai Noel não traz o que ela pediu? Aí, pronto, o Natal será depressivo para sempre”, ressalta.

Entre as dicas para esta época do ano, a psicóloga destaca que não se deve descontar frustrações em comida ou bebidas. Segundo Viviane Guimarães, a atitude é um erro constantemente cometido a cada ano.

“Cuidado. A gente não precisa comer tudo o que vê pela frente. Na hora de beber para comemorar, acaba exagerando e fica feio. Vai fazer mal e vai passar vexame na frente das pessoas. Então, pegue leve. É como se você criasse um registro na sua mente de que você come e bebe demais e passa mal. Ou seja, você associa as festas de final de ano com uma coisa ruim”, afirma.

Confira algumas dicas para evitar e combater a depressão de final de ano.

1 – Planejar com antecedência

2 – Evitar conflitos familiares

3 – Esquecer a perfeição

4 – É preciso lidar com sofrimento

5 – Durma com tempo e qualidade

6 –  Peça ajuda psicológica sempre que precisar

7 – Não fique parado. Priorize exercícios físicos

8 – Cuidado com exposição ao sol nesta época do ano

9 – Mantenha o foco no que realmente importa

10 – Não desconte na comida ou na bebida

11 – Diminua os compromissos