Os departamentos médicos das seleções na Copa do Mundo já estão começando a trabalhar duro. Nessa sexta-feira (04) quatro jogadores assustaram suas delegações ao se lesionarem, e houve pelo menos um corte confirmado, o do zagueiro e capitão da Inglaterra, Rio Ferdinand.
O primeiro a ir para o estaleiro foi o atacante e principal jogador da Costa do Marfim, Didier Drogba, que levou uma pancada em seu cotovelo no amistoso que seu país disputou hoje contra Japão. O brasileiro naturalizado japonês, Marcos Túlio Tanaka, disputou uma bola com o jogador do Chelsea, e Drogba levou a pior. O atacante será operado e ainda tem chances de disputar a Copa.
A zica também atingiu a Itália. No treinamento de hoje o meia Andrea Pirlo, um dos destaques na conquista do tetra-campeonato da Azurra em 2006, sentiu uma lesão muscular na panturrilha esquerda e preocupa a delegação italiana. Ele vai ficar de fora do amistoso de amanhã contra a Suíça, e o mais provável é que o jogador siga para Milão, onde vai tratar a lesão. Pirlo deve chegar na África do Sul somente na terça-feira.
O Brasil também viveu momento de tensão. No treino comandado por Dunga o lateral-esquerdo, Michel Bastos, torceu o tornozelo em uma disputa de bola com Elano. Imediatamente o médico José Luís Runco entrou no campo para atender o jogador. Michel tentou continuar treinando, mas não conseguiu.
O jogador do Lyon deixou o gramado com a mão no tornozelo sentindo muita dor, e com a ajuda de Runco. Entretanto a CBF já tratou de tranquilizar a situação dizendo que a lesão é leve, e que não há risco de corte.
O principal caso do dia foi com Rio Ferdinand, da seleção inglesa. O zagueiro do Manchester United rompeu os ligamentos do joelho esquerdo no treino da Inglaterra hoje, em Rustemburgo. O jogador, que era o capitão da Inglaterra, já teve o seu corte da lista de jogadores que disputarão o mundial confirmado. Dawson, do Tottenham, foi chamdo para assumir o lugar de Ferdinand, e o meia Gerrard vai botar a braçadeira de capitão.
LISTA DE CORTES JÁ É EXTENSA
As lesões tem sido frequentes entre as seleções que vão disputar a Copa do Mundo. A Alemanha é a que mais sofreu com as baixas. O principal jogador da equipe, Michael Ballack, se contundiu na final da Copa da Inglaterra, entre Chelsea e Portsmouth, e acabou cortado.
O reserva imediato de Ballack era Traesch, mas o atleta torceu o tornozelo em um amistoso da seleção alemã e também não disputará o mundial. A Alemanha também perdeu o zagueiro Westermann, que teve um problema no pé direito.
Na Inglaterra, Ferdinand foi a segunda baixa do técnico Fábio Capello. O experiente meia David Beckham se lesionou durante um jogo do Milan pelo Campeonato Italiano e também não conseguiu se recuperar para a disputa da Copa.
Gana também perdeu a sua principal estrela. O volante Michael Essien, do Chelsea, sofreu uma lesão no joelho na Copa das Nações Africanas, em janeiro, e não se recuperou a tempo.