Depois de empatar na estréia contra a Itália, pela segunda rodada do Grupo F da Copa do Mundo, o Paraguai derrotou a Eslováquia por 2 a 0, em Bloemfontein, e pulou para 4 pontos na chave, ficando em boa condição para ganhar uma vaga nas oitavas de final.

Com uma postura muito mais solta em campo do que no duro confronto com os campeões mundiais, a seleção sul-americana teve amplo domínio das ações contra os eslovacos, que têm um ponto na chave, ainda com chances de classificação.

Essa foi a sétima vitória do Paraguai na história da Copa do Mundo e a quarta por dois gols de diferença, a maior vantagem até o momento.

O JOGO

Marcando por pressão no campo adversário, a equipe sul-americana só permitiu a primeira finalização eslovaca aos 37 minutos em um lance de jogada aérea, e, do outro lado, criou muitas oportunidades de gol e aproveitou uma delas e em grande estilo.

Aos 27, Lucas Barrios recebeu a na faixa central e chamou a marcação. Por trás dos defensores, Enrique Vera avançou sozinho até o meio da área e recebeu bela assistência do artilheiro. O jogador finalizou de primeira, antes do corte da zaga. 1 a 0.

Aos 39 minutos, Vera  ganhou em dividida pela direita, e a bola correu limpa para Santa Cruz. O veterano atacante avançou com ela e deu toque sutil, rasteiro, na saída do goleiro. Mas Jan Mucha conseguiu defender com o pé direito.

No segundo tempo, os paraguaios se colocaram um pouco mais recuados, por precaução. Isso permitiu à Eslováquia maior posse de bola, mas a equipe não chegou a ser perigosa em e terminou só com quatro finalizações para o gol.

Os eslovacos tentaram alguns lances pela linha de fundo, mas ficaram apenas nisso. No final da partida, quando a vitória por 1 a 0 parecia certa, em cobrança de falta, o rebote ficou com os paraguaios, mas Paulo da Silva e Óscar Cardozo se atrapalharam na hora da finalização. O zagueiro acabou ficando com ela e rolou para o centro, nos pés de Cristian Riveros, que deu um chute seco na bola, com o peito de pé, e estufou a rede. 2 a 0.

Nos acréscimos, os eslovacos ainda tiveram uma chance, com um chute forte de fora da área de Robert Vittek para bela defesa de Villar.

FICHA TÉCNICA – ESLOVÁQUIA 0 x 2 PARAGUAI

Local: Estádio Free State, em Bloemfontein (África do Sul)
Data: 20 de junho de 2010 (Domingo)
Horário: 8h30 (Brasília)
Árbitro: Eddy Maillet (SEY)
Assistentes: Evarist Menkouande (CMR) e Bechir Hassani (TUN)
Cartões amarelos: Durica, Sestak e Weiss (ESQ), Vera (PAR)

GOLS: PARAGUAI: Vera, aos 27 minutos do primeiro tempo e Riveros, aos 40 minutos do segundo tempo

ESLOVÁQUIA: Mucha; Perkarik, Skrtel, Salata (Stoch) e Durica; Strba, Hamsik, Weiss, Sestak (Holosko) e Kozak; Vittek.
Técnico: Vladimir Weiss

PARAGUAI
: Villar; Bonet, Da Silva, Alcaraz e Morel Rodríguez; Victor Cáceres, Vera (Barreto) e Riveros; Valdez (Aureliano Torres), Santa Cruz e Lucas Barrios (Cardozo).
Técnico: Gerardo Martino.