Junior Kamenach
Junior Kamenach
Jornalista, repórter do Sagres Online e apaixonado por futebol e esportes americanos - NFL, MLB e NBA

Ecopontos de Goiânia facilitam a gestão de resíduos

Em Goiânia, a prefeitura disponibiliza cinco ecopontos para o descarte de resíduos por pequenos geradores. No entanto, uma pesquisa de opinião do Sistema Sagres nas ruas da capital revelou que muitas pessoas desconhecem a existência e a função desses locais.

Os ecopontos são espaços para ao descarte de materiais como entulho de construção, plástico, vidro, metais, papelão, óleo de cozinha usado, podas de árvores e lixo eletrônico.

Separa-se todo o material e encaminha para a destinação correta: resíduos de construção civil seguem para o aterro sanitário, recicláveis para cooperativas e, por fim, a Saneago trata o óleo de cozinha.

Além disso, móveis e eletrodomésticos volumosos podem ser recolhidos pelo serviço “Catatreco”, que funciona sob agendamento.

Falta de conhecimento e descarte irregular

Apesar da estrutura disponível, muitas pessoas ainda desconhecem os ecopontos. Durante a pesquisa de opinião, alguns moradores admitiram nunca ter ouvido falar desses espaços, enquanto outros tinham apenas uma noção superficial sobre sua função.

“Não, nunca ouvi falar”, disse um entrevistado. Outra moradora afirmou: “Já ouvi falar, mas bem por cima”. Entre aqueles que conheciam os ecopontos, muitos destacaram a importância desses espaços para manter a cidade limpa.

No entanto, o descarte irregular de resíduos ainda é um problema. Vários moradores relataram já ter visto lixo sendo jogado em locais impróprios.

“Já vi muitas vezes, ainda mais no meu setor”, comentou um entrevistado. Outro admitiu: “Não vou ser hipócrita, eu mesmo já fiz isso algumas vezes”.

Penalidades para descarte irregular e serviços disponíveis

A Prefeitura de Goiânia busca ampliar a conscientização e pretende instalar novos ecopontos na cidade. Além dos cinco já existentes — nos setores Jardim Guanabara, Faisalville, São José, Campos Dourados e Parque Eldorado Oeste —, estão previstos mais dez ecopontos provisórios equipados com caçambas para facilitar o descarte correto.

Para coibir o descarte irregular, a legislação prevê multa a partir de R$ 5 mil para quem for flagrado jogando lixo em locais proibidos.

Além dos ecopontos, que funcionam diariamente das 7h às 22h sem necessidade de agendamento, a população pode contar com o serviço Catatreco para a coleta de móveis e eletrodomésticos.

O telefone do serviço é (62) 3093-9223, e para dúvidas o WhatsApp da Comurg é o número (62) 98596-8555.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis

Leia mais:

Mais Lidas: