Onésio Brasileiro Alvarenga (Foto: Wendell Pasquetto/Sagres Online)

A Federação Goiana de Futebol (FGF) oficializou na tarde desta segunda-feira (16) a continuidade do Campeonato Goiano pelo menos até o término da primeira fase da competição. Com isso as duas últimas rodadas do estadual foram antecipadas para quinta-feira (19) e domingo (22), e depois disso haverá uma reunião da entidade com jogadores e representantes dos clube para decidir os próximos passos do torneio.

Em entrevista coletiva, o vice-presidente do Vila Nova Leandro Bittar Fróes, revelou que a posição da diretoria colorada vai de encontro com a decisão da entidade.

“Nossa posição é que o campeonato continue pelo menos até o término dessa primeira fase. A gente entende que os transtornos que uma paralisação pode causar nesse momento são enormes, além dos prejuízos que podemos ter não só financeiramente, mas do lado desportivo também. As complicações que isso pode trazer para o futuro, Copa do Brasil, rebaixamento e classificação para a Série D que alguns clubes dependem de critérios desse campeonato. Seria interessante a antecipação das rodadas pelo menos para terminar a primeira fase e depois reavaliar a situação na próxima semana”, pontuou.

Segundo o dirigente não houve uma reunião com os atletas colorados, mas sim algumas conversas informais. De qualquer forma, se o campeonato fosse paralisado, os jogadores continuariam treinando normalmente nas dependências do clube.

“Não conversamos com todos, mas alguns tem posição favorável à paralisação e outros concordam que tem que continuar. Independentemente disso eles não vão e não podem ficar totalmente paralisados, eles estarão no cotidiano do clube, vindo para cá, fazendo atividades para se manterem em forma. Conversamos com alguns, mas de maneira informal”, revelou.

leandro bitta froes
Leandro Bittar (Foto: Charlie Pereira/Sagres Online)

Leandro Bittar destacou também que apesar de alguns atletas sinalizarem serem favoráveis à paralisação do estadual, nada seria imposto ao elenco.

“É lógico que vamos levar em consideração a parte humana, o clube não vai impor nada aos jogadores. Mas a gente entende que neste momento que não temos o surto no ápice, o quanto antes resolvermos essa questão da primeira fase melhor, pelo menos até o final de semana. Acredito que os jogadores também entendem assim, a maioria gostaria de continuar até porque terão que manter a forma e continuar treinando normalmente. Então acho que será indiferente para eles”, afirmou.

Apesar disso, o Tigre divulgou na tarde desta segunda-feira (16) uma nota contando as medidas que o clube tomará nos próximos 15 dias para evitar a disseminação do novo coronavírus. Além de fechar os treinos da equipe profissional, duas categorias da base foram suspensas.

“O sub-13 e o sub-15 já estão suspensos, inclusive para a comissão já demos férias de 15 dias. O sub-17 e o sub-20 eles mantém as atividades normalmente, a maioria dos atletas está alojada aqui no OBA, então não tem tanto contato de trânsito e a gente acredita que aqui dentro a gente possa monitorá-los melhor do que se a gente liberasse para voltarem para casa”.

>>> Confira a nota oficial do Vila Nova