Quando a gente fala em leitura, uma luz amarela se acende no Brasil. Muitas são as causas e desculpas para não se ler mais: preço dos livros, falta de tempo, ou simplesmente não gostar de ler.
Diversas são as iniciativas para incentivar a leitura na população. A Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP, é a maior delas, com lançamentos, palestras debates e uma intensa programação cultural. A difusão dos livros digitais também encontra espaço, com acesso cada vez maior e custos menores, além de facilitar a vida de quem não tem espaço para montar uma bela biblioteca.
Tem uma ideia que tem sido implantada aqui em Goiás que eu acho simplesmente espetacular: projeto Leitura Todo Dia apresenta clássicos literários aos estudantes goianos. A iniciativa é da Secretaria-Geral da Governadoria, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e o Espaço Ética. O projeto apresenta textos de Platão, Homero, entre outros autores.
Com plataforma gamificada e mediação do professor Clóvis de Barros Filho, 1.200 estudantes do 1º ano do Ensino Médio de 30 escolas de Goiás poderão analisar grandes exemplares da literatura mundial.
Eu conversei com secretário-geral da Governadoria de Goiás, Adriano da Rocha Lima, e com o professor, escritor e palestrante Clóvis de Barros Filho. O programa desta semana está alinhado com o ODS 4, que trata de Educação de Qualidade, e é disso que estamos precisando: de Educação de Qualidade, principalmente de qualidade prática.
Ah, antes de tudo, este foi um programa especial em que completamos um ano do Programa Nosso Melhor. Gratidão à nossa equipe: Brenno, Emilly e Pedro, à Sagres, e aos nossos parceiros, desde o Codese, na primeira hora, à Escola Senac de idiomas, nosso mais recente reforço.
De volta ao tema, Clóvis de Barros Filho alega que o brasileiro não lê muito, e que raramente o que é lido tem o status de clássico. “O clássico é uma obra que transcende o tempo e o seu lugar, que dialoga com seu leitor numa multiplicidade de interpretações que não têm fim”, diz. Para o professor, esta é uma oportunidade de contato com as grandes obras literárias aos alunos do ensino médio.
O secretário Adriano lembra que, apesar de Goiás ser o primeiro colocado no Ideb nacional, ainda existe um longo caminho para se chegar ao nível de educação que a população merece. “Temos o dever e o potencial de melhorar. Este programa inova ao utilizar a plataforma de vídeo, desmistificando a compreensão dessas obras clássicas. A aceitação me surpreendeu”, declara.
Clóvis de Barros Filho acredita que há uma procura por obras da filosofia como forma de se entender a vida e viver melhor. Para o professor, as iniciativas simplistas de alcance da felicidade não entregaram o que prometiam.
O projeto traz uma linguagem inteligível que auxilia os alunos a compreender as ideias e a melhor interpretar os textos abordados. Para o secretário Adriano, a leitura dos clássicos traz ferramentas para o desenvolvimento do senso crítico, do caráter, da cidadania e de uma comunicação mais aberta entre as pessoas.
Me chamou a atenção a fala do professor Clóvis de Barros Filho, de que o programa é acessado por diversos brasileiros que moram no exterior. O projeto Leitura Todo Dia não tem barreiras e pode ser acessado por qualquer pessoa. Gostou? Acesse www.classicosdopensamento.com.br
Programa completo
Temas que importam e inspiram
Como é a proposta de trazer a filosofia para as pessoas através da leitura?
Adriano, o que te moveu a trazer este projeto para Goiás? https://youtu.be/Lnnu_UX0cdw
Terceira pergunta e resposta do Clóvis. https://youtu.be/1pX9UaBnNnk
Quarta pergunta para Adriano. https://youtu.be/uR-SOLnAi5E
Quinta pergunta ao Clóvis. https://youtu.be/3RoWSf06_qk