(Foto: Rosiron Rodrigues)

A equipe que chegar a 61 pontos ganhos, nesta atual Série B, tem 97,13% de chance de subir para a Série A do ano vem, segundo o site: www.mat.ufmg/futebol. Se ganhar os quatro jogos como mandante, o Goiás atingirá esta marca. Para alcançar o acesso com os pontos dos jogos em casa, o Goiás precisará passar por quatro adversários: Londrina, Avaí, Sampaio Corrêa e Brasil de Pelotas.

Hoje, na primeira das quatro decisões, o Verdão tem pela frente um adversário que está em ascensão. O Londrina tem números semelhantes aos do Goiás no returno. O time goiano somou 22 pontos (73,33%), a equipe paranaense ganhou 19 (63,33%). O Esmeraldino tem o artilheiro da competição, Lucão com 13 gols e o Londrina o Vice-artilheiro, Dagoberto com 12 gols.

Outro ponto em comum: a fragilidade defensiva. O Goiás sofreu 37 gols ( 17ª pior defesa) e o Londrina levou 32 gols (13ª pior defesa). Por outro lado, o Verdão tem o ataque mais positivo do campeonato com 43 gols marcados, enquanto o Azulão do Paraná marcou 32 (8º).

Mas a grande diferença entre as duas equipes está na presença de público nos estádios. O Goiás tem uma média de 6.387 por jogo (3º), já o Londrina tem uma média de 1.498 (18º). Como mandante o Goiás é o 6º colocado com 27 pontos conquistados (60%), já o Londrina como visitante é o 13º colocado com 14 pontos (33,33%).

Na apuração dos números, o Goiás leva vantagem. Reforçado com os retornos de David Duarte, Michael e Renato Cajá, o Verdão tem tudo para ganhar a primeira decisão, hoje à noite no Estádio Olímpico. A torcida, como sempre, poderá fazer a diferença.