Foto: Sagres Tv

No meio da manhã desta segunda-feira (30), há poucas pessoas no Hemocentro. Das 8 cadeiras, apenas duas estão ocupadas por doadores. É que com final de ano, férias e viagens, o número de doadores cai 25%. Por outro lado, a procura por sangue aumenta 21%.

“Nesta época do ano, infelizmente ocorrem mais acidentes de trânsito e cresce a demanda por sangue. Também estamos vivendo um momento preocupante quanto à dengue, o que também exige mais bolsas de sangue e derivados”, explica a coordenadora de coleta do Hemocentro, Layane Marques.

O ritmo de festas de fim de ano não impediu a autônoma Ana Carolina Rodrigues Queiroz de doar. “Eu doo sangue a cada 3 meses. Acho que é meu papel como cidadã”.

Exemplos como esse são fundamentais, pois o sangue do Hemocentro é distribuído para todas as unidades de saúde pública de Goiás. Só o Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO) consome, em média, mil bolsas de sangue por mês.

Todos os tipos de sangue são bem-vindos, mas a carência é ainda maior para tipos com o fator Rh negativo, pois são menos frequentes na programação. O que também preocupa é a doação de plaquetas, pois esse componente tem validade de apenas 5 dias e os critérios de doações são mais rigorosos.

Pessoas interessadas em doar sangue também podem se cadastrar no Banco de Sangue Virtual, que avisa via e-mail e SMS quando algum paciente está precisando de algum tipo de sangue. O cadastro é feito pelo site do Hemocentro.

Podem doar pessoas de 16 a 69 anos de idade. Mas aqueles com 16 ou 17 anos precisam de autorização ou estarem acompanhados por pais ou responsáveis. Para quem nunca doou, o limite de idade é de 60 anos, e de 69 para quem já doa. É preciso ter mais de 50 quilos e estar bem de saúde.

Uma unica doação pode salvar até 4 vidas. Por isso, o gráfico Marcos Paulo doa há mais de 10 anos, em média duas vezes anualmente. “Fiz questão de vir agora no período que tem poucos doadores, mas não só agora, doou o ano todo”.

Confira a reportagem de Silas Santos

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/xMzbeFFyYRw” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}