Carlos Rosa Ribeiro treinando na Viver Academia (Foto: Sagres Tv)
Aos 69 anos, o funcionário público Carlos Rosa Ribeiro malha há 1 ano em uma academia específica para a melhor idade, o treino foi intensificado há 2 meses. São até duas horas por dia de exercícios específicos, porque ele quer realizar o sonho de participar da Corrida de São Silvestre.
“Sempre tive vontade de correr na São Silvestre, mas sabe como é, a gente vai adiando, adiando e agora decidi que vou correr. Eu morava em São Paulo, ia assistir e ficava me imaginando lá entre os corredores”, contou o funcionário público.
Os treinos são acompanhados de perto pelo professor da academia Elias Gonçalves. “Reforçamos os treinos aeróbicos, para que o coração suporte a carga da corrida, também damos ênfase à musculação, para fortalecimento muscular”.
O Carlos Rosa vai ser um dos mais de 30 mil participantes da Corrida de São Silvestre e o único da academia a participar dessa prova, que chega à edição de número 95. O treino forte é porque ele estabeleceu a meta de concluir os 15 quilômetros em até 3 horas. “É bem mais que os atletas de ponta, que fazem o percurso com menos de 50 minutos, mas para mim fazer em 3 horas é uma grande vitória.
Lesão no joelho
A rotina de treinos e o abandono do sedentarismo tiveram início depois do agravamento de uma lesão no joelho. “Estava fazendo caminhada no parque e travei. O médico disse que tinha duas opções: operar ou ir para a academia fazer fortalecimento da musculatura. Escolhi a última opção, claro. Fui para a academia e não parei mais”.
Desde então, a saúde do Carlos Rosa melhorou, ele eliminou quase 10 quilos e já participou de várias provas de rua. Sempre sob orientação de especialistas da Viver Academia.
Exemplo de vitalidade e pensando na frase nunca é tarde para recomeçar, Carlos Rosa, que é formado em Administração de Empresas, passou no concurso do Ministério Público aos 61 anos de idade e nem pensa em se aposentar. Agora, o funcionário público está prestes a realizar outro sonho: concluir o curso superior de Licenciatura em Biologia. “Quero subir montanhas salvando pássaros, quero cuidar da natureza, fazer minha parte para um mundo melhor”.
Confira a reportagem de Silas Santos
{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/4Mv9zxil2Ko” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}