Foto: Reprodução/Sagres On
O governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), abriu uma consulta pública para reformular o código de ética do servidor público estadual. Os cidadãos goianos podem participar acessando o site www.controladoria.go.gov.br. O código estabelece um acordo na relação que existe entre o Estado, o Governo e o cidadão.
Segundo o controlador geral, Henrique Ziller, através da pesquisa a controladoria quer saber o que os cidadãos goianos esperam dos servidores públicos de Goiás para redefinição do código atual. O objetivo é construir um novo código de ética do servidor público estadual atendendo as expectativas da sociedade.
No questionário, o público deve responder informações pessoais, como idade, sexo e profissão, mas não é preciso se identificar com o nome. Além disso, existem questões de opinião sobre atitudes que os servidores devem ou não tomar e opinião sobre a ética na sociedade nos dias atuais.
Código de ética
O código de ética é uma ferramenta que orienta a administração pública e seus respectivos servidores sobre os valores que devem ser seguidos. Seu principal objetivo é manter uma linha de comportamento uniforme entre os integrantes nos diversos órgãos e entidades. O atual Código de Ética e de Conduta Profissional do Servidor da Administração Pública do Estado de Goiás está instituído pelo Decreto nº 9.423/2019, publicado no Diário Oficial do Município dia 11 de abril de 2019.