Foto: Divulgação MEC

Estão abertas as inscrições para a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Nesta edição, podem participar alunos da rede pública e privada que estejam matriculados entre o 6ª ano do ensino fundamental  e a 3º série do ensino médio. Também, alunos matriculados na modalidade Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja). Os interessados devem procurar a coordenação de sua escola até o dia 20 de março.

Mais de 18 milhões de alunos já fizeram a prova, que tem como objetivo incentivar o estudo da matemática. A competição é dividida em três níveis. No nível 1 participam alunos matriculados no 6º ou 7º ano do ensino fundamental, no 2 alunos do 8º ou 9º ano, enquanto o nível 3 é composto por alunos de todo o ensino médio.

O concurso tem duas fases. A primeira, que deve ser aplicada dia 26 de maio, será composta por 20 questões de múltipla escolha. Apenas os classificados nesta fase passam para a próxima. A segunda fase, que deve ser realizada dia 26 de setembro, tem apenas seis questões, mas todas discursivas.

A previsão é que o resultado final seja divulgado em 8 de dezembro. Os alunos com melhor desempenho serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas também premia professores orientadores.

A OBMEP foi criada em 2005 no intuito de incentivar o estudo da matemática e identificar jovens talentos na área. O programa foi criado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e promovida pelo MEC e MCTIC. Mais de 7.400 medalhas de ouro, prata e bronze, além de 51,9 mil menções honrosas foram entregues só na edição de 2019.