Tiveram início na tarde desta quinta-feira (6) as reuniões das Câmara Técnicas, que marcam oficialmente a abertura do V Fórum de Governadores do Brasil Central de 2016.

O evento, que é realizado na sede do governo do Estado de Rondônia, na capital Porto Velho, conta com a participação do presidente do Fórum e governador de Goiás, Marconi Perillo, o anfitrião Confúcio Moura, Reinaldo Azambuja, do Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda, do Tocantins, Pedro Taques, do Mato Grosso, e Rodrigo Rollemberg, do Distrito Federal.

Educação e Turismo

Entre os assuntos debatidos estão a reforma do Ensino Médio, abordado pela Câmara de Educação, já em discussão no Congresso Nacional, além da aplicação do período integral; no Turismo, Maranhão e Acre participam como convidados para discutir o Plano de Ação para 2017 para os estados que integram o Consórcio Brasil Central.

Saúde

Em reunião, os secretários estaduais abordam a parceria com o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, que visa à troca de informações sobre gestão de unidades de saúde. O coordenador estadual de Saúde de Rondônia falará sobre o sistema de informação para monitoramento da dengue, zika e chikungunya.

Após todas as discussões, previstas para serem concluídas ainda nesta sexta (7), o Conselho de Administração tratará sobre encaminhamentos a serem feitos à Assembleia de Governadores. O encontro será aberto às 8h30 pelo governador Marconi Perillo com entrevista coletiva à imprensa.

O Consórcio Brasil Central tem se firmado como o fórum de avaliação e discussão dos assuntos administrativos e políticos que mais preocupam o País. Está pautando e definindo a direção dos grandes debates nacionais. Além disso, a situação fiscal dos Estados, o desafio da segurança pública e os investimentos em educação e em saúde são temas permanentes no Consórcio e as diretrizes e propostas definidas pelo Brasil Central têm sido incorporadas pelas demais unidades da federação.

Marconi Perillo reassume presidência do bloco

O governador de Goiás foi reconduzido por unanimidade à presidência do Consórcio Brasil Central. O mandato foi renovado por todos os presentes, e a confirmação ocorrerá em Brasília, no próximo encontro de governadores. O anúncio foi feito pelo governador do MS, Reinaldo Azambuja, na abertura do evento em Porto Velho.