Foi confirmada nesta quinta- feira (5), que os usuários do SUS poderão fazer o agendamento com clínicos gerais, pediatras e ginecologistas por telefone, gratuitamente em Aparecida de Goiânia.

O agendamento será feito pelo Teleconsulta – Central de Atendimento ao Cidadão, por meio da Central 0800 646 1590, que estará disponível todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h. Esse sistema é semelhante ao da Capital, que obteve êxito em seu objetivo, a humanização do atendimento.

A solenidade de inauguração ocorreu às 9h30 de ontem, com a presença do prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), e o secretário municipal de Saúde, Rafael Nakamura.

Em encontro com os colaboradores que vão trabalhar como agentes de atendimento do Teleconsulta, o prefeito recomendou um tratamento carinhoso e educado aos aparecidenses. “Cada um de nós temos uma parcela de responsabilidade com Aparecida.

Este é um serviço digno à altura de qualquer cidadão, implantado com o que há de mais moderno”, declarou.O Teleconsulta visa à humanização do atendimento.

A população poderá fazer o agendamento da consulta de forma confortável, sem precisar perambular pelas unidades de saúde em busca de vagas. Por telefone, o usuário saberá exatamente a data, horário, a unidade de saúde e o nome do médico que o atenderá.

Porém, é esperada uma sobrecarga do serviço nas primeiras semanas. Em Aparecida de Goiânia há uma demanda reprimida, visível pelo tamanho das filas. Será preciso o apoio da comunidade e da imprensa para que a mudança no sistema de agendamento de consultas funcione corretamente em curto prazo.

No momento da ligação, o usuário deverá ter em mãos o comprovante de endereço, carteira de identidade e cartão SUS. O sistema do Teleconsulta, o Call Med, abrirá um cadastro com as informações e fará uma busca virtual por três unidades de saúde mais próximas do endereço fornecido, para que o usário seja atendido o mais perto possível de sua casa.

A busca virtual aumenta em três vezes as chances de agendamento da consulta na rede pública.No Teleconsulta, os Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente são seguidos à risca. Portanto, idosos, crianças e gestantes são atendidos primeiro.

Gestantes e quem apresentam sintomas que implicam maior risco, também. Os pacientes são distribuídos por ordem de prioridade (um,dois e três..) e são atendidos em 24 h, 48 h ou no máximo em 7 dias. As consultas de retorno também poderão ser agendadas pela Central.

Neste caso, o usuário deverá telefonar no dia próximo a data recomendada ou quando os exames estiverem prontos. Sempre que possível, o retorno é agendado com o médico responsável pela primeira consulta.