Após a data, as negociações feitas com a Prefeitura serão canceladas (Foto: Divulgação) 

Termina nesta quarta-feira (14) o prazo para liquidação dos débitos negociados na 14ª Semana Nacional da Conciliação (SNC) com até 80% de desconto em multas e juros moratórios. Caso a dívida não seja paga, as negociações serão canceladas a partir desta quinta-feira (14), e a inscrição do contribuinte inadimplente estará em Dívida Ativa, sujeito à cobranças administrativas e/ou judiciais.

A dívida dos goianienses ultrapassa R$ 3,5 bilhões. Segundo a Prefeitura de Goiânia, 18 mil cidadãos negociaram o pagamento de dívidas de impostos nos cinco dias da Semana Nacional de Conciliação. Os débitos são referentes aos impostos Predial e Territorial Urbano (IPTU/ITU), Sobre Serviços (ISS) e Sobre Transmissão de Imóveis (ISTI), multas por infração à legislação ou descumprimento de obrigações acessórias. A Prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) terá o balanço definitivo na sexta-feira (15), e que até agora já entraram R$ 10,4 milhões nos cofres públicos.

As guias de pagamento podem ser acessadas no endereço eletrônico www.goiania.go.gov.br, no ícone Serviços. Basta digitar o nome do tributo (IPTU, ITU, ISS ou ISTI) no campo de buscas e depois em Emitir Guia para Pagamento. Será necessário digitar o número de inscrição e acessar o botão Consultar Conciliação 2019 em todos os casos. No IPTU, por exemplo, esse dado está disponível nos boletos deste ou de anos anteriores.

O pagamento dos boletos podem ser pagos em casas lotéricas, até às 20 horas; unidades do Correios que tenham Banco Postal e caixas eletrônicos, ambos até às 22 horas; além de bancos digitais, em smartphones, cujos horários para pagamento dependem de definição da própria rede bancária.

A prefeitura de Goiânia afirmou que é notificada da liquidação do débito em até dois dias e que notifica os cartórios e serviços de proteção ao crédito para que a dívida seja retirada do sistema.