(Foto: Sagres On) 

No último sábado aconteceu a inauguração do Centro de Referência em Saúde do Homem, em Aparecida de Goiânia, que funciona no Centro de Especialidades Municipal, no Jardim Boa Esperança. O centro faz parte da programação do novembro Azul, uma campanha mundial de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde masculina.  

Lígia Duarte, enfermeira da equipe da Superintendência de Atenção à Saúde, diz que no centro são tratadas doenças, mas o foco é na prevenção. 

 “O Centro de Referência em Saúde do Homem é uma parceria com a Universidade Federal de Goiás, que ajudou na elaboração do projeto e vai acompanhar a execução, fazendo pesquisas que vão ajudar a elaborar políticas públicas”, explica.  

Para conseguir atendimento, primeiro o homem tem que procurar uma unidade básica perto de casa ou fazer o agendamento pelo telefone 0800 6461 590. Se for necessário será encaminhado ao Centro de Referência onde atendem especialistas como urologista, cardiologista e psiquiatra.  

Lígia Duarte explica que tem novidade para facilitar essa ida ao posto perto de casa: “Uma vez por mês, as 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão estar abertas aos sábados para atender a todos os públicos, mas especialmente aos homens. Começa já no sábado. Não queremos ações só no novembro Azul, mas o ano todo. As equipes das UBSs estão passando por treinamento para atender ainda melhor aos homens”, afirma.  

Homens se previnem menos que mulheres 

No Centro de Referência em Saúde do Homem, o foco é na prevenção para tentar mudar uma realidade que não ocorre apenas em Aparecida, mas em todo o Brasil. Uma pesquisa comprovou que o número de homens que vão ao médico para consultas preventivas é 30% menor que o de mulheres. 60% dos homens ouvidos na pesquisa admitiram que só procuram atendimento quando já estão doentes.  

O aposentado Severino Martins Barbosa, de 63 anos, chegou ao centro para fazer consultas e exames preventivos 

 “Venho com frequência ao médico, ele pede os exames, faço, entrego na data marcada. E não faço só da próstata não, cuido de todo o corpo, uma espécie de check-up. É muito melhor prevenir do que depois ter que tratar uma doença”, finaliza.  

Confira máteria completa 

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/GLlEuxKkgSU” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}