A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) declarou situação de Escassez Quantitativa de Recursos Hídricos nos rios Madeira e Purus e seus afluentes que correm no sudoeste do Amazonas. A declaração vale até pelo menos o dia 30 de novembro. Assim, com a declaração, a ANA eleva o monitoramento hidrológico das bacias e articula os impactos dos usos da água.

Os cenários hidrometeorológicos indicam níveis de criticidade semelhantes ou piores aos da seca histórica na região amazônica do ano passado. Pois a Região Norte está passando por uma seca neste momento. Então, o abastecimento de água e o transporte aquaviário estão entre os serviços afetados em diversos locais da Amazônia.

Justamente por causa do período crítico do ano passado, as bacias dos rios Madeira e Purus tiveram acúmulo hídrico abaixo da média de novembro a abril.

“As anomalias negativas de chuva afetaram os níveis dos rios da região, que se mantêm próximos aos valores mínimos históricos. Como resultado, os usos da água estão sendo impactados, especialmente aqueles que dependem de níveis adequados nos corpos hídricos, como a navegação e a geração hidrelétrica”, alertou a ANA.

*Com Agência Brasil

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 06 – Água limpa e saneamento.

Leia mais: