O Sistema Sagres de Comunicação realiza uma série de reportagens que avaliam os planos de governo dos candidatos ao Governo de Goiás, e como atendem às premissas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Na edição de hoje, você confere o programa do candidato Gustavo Mendanha (Patriota).

ODS 2

Para contemplar o ”ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável”, o plano de governo de Gustavo Mendanha quer unificar os benefícios sociais concedidos pelo Estado, alinhado à política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e com foco no núcleo familiar.

O programa também prevê a devolução do valor do ICMS que incidir sobre a cesta básica às famílias que participam do programa, com a condição desse valor ser gasto no comércio da região onde moram, além de complementar e suplementar a cobertura do Programa
Auxílio Brasil.

Para fiscalizar e combater fraudes em benefícios sociais, o governo de Mendanha quer aplicar tecnologias como a Inteligência Artificial, e criar um Painel Social da Família (Observatório Social) para o acompanhamento dos indicadores do programa.

No programa Programa Resgate da Cidadania, o candidato pretende incentivar o microempreendedorismo entre os membros de
famílias em situação de vulnerabilidade, além de priorizar os beneficiários do Programa de Proteção Social na oferta de capacitação e no encaminhamento para empregos.

O programa também contempla o estímulo ao avanço da estruturação de consórcios familiares, cooperativas e APLs da Agricultura Familiar e ao cultivo de produtos com alto valor agregado em parceria com orientação de convênio com a Emater.

O plano de governo também contempla um Programa de Apoio ao Médio e Pequeno Produtor Rural, com fomento à realização de cursos para utilização de novas tecnologias agropecuárias.

ODS 3

O programa de parcerias para investimentos (PPI) prevê estimular o desenvolvimento de negócios B2G, com foco especial em startups voltadas para a promoção de saúde e bem-estar social, premissa do ”ODS 3 – Saúde e bem-estar”.

O plano de governo prevê ainda parcerias com o setor privado para reduçãodas filas de consultas, exames e cirurgias e facilitar o credenciamento de hospitais privados para expandir o atendimento via SUS, bem como implantar um modelo de remuneração por resultado.

Se for eleito, Gustavo Mendanha promete regionalizar o atendimento de saúde no estado, implantando cinco Complexos Hospitalares Regionais (CHR), com leitos de clínica, cirurgia, psiquiatria, obstetrícia, pediatria, atendimentos cardiológicos de alta complexidade e UTI.

O documento também prevê a ampliação de políticas de combate à obesidade com campanhas educativas, cofinanciamento de ações de prevenção nos municípios, estruturação de ambulatórios especializados e ampliação do acesso a cirurgia bariátrica.

No chamado Programa de Saúde Digital, descrito no programa, Mendanha quer aplicar ferramentas de inteligência artificial para guiar serviço de prevenção em saúde e estabelecer uma rede de comunicação de dados entre todos os municípios goianos, além da implantação de enfermarias virtuais, para reduzir os problemas de acesso à estrutura clínico-assistencial.

O Programa Materno Infatil pretende criar incentivo para realização de sete consultas de pré natal por gestante, bem como todos os exames recomendados.

Para odontologia, o plano prevê o credenciamento de clínicas odontológicas particulares para complementar a rede de atendimento do sistema público, implantação de Centros de Atendimento Especializado no Tratamento Odontológico e criação de Centros de Especialidades Odontológicas Regionais.

ODS 6

O Programa de segurança hídrica e saneamento básico, que consta no plano de governo, visa atender o ”ODS 6 – Água potável e saneamento”. O plano prevê fomentar e monitorar a preservação e recuperação das áreas de mananciais e de abastecimento de água, bem como desenvolver um Plano Estadual de Saneamento Básico.

O programa também prevê a criação de consórcios municipais regionais, com a participação do Estado, para tratamento de resíduos sólidos, estimulando a indústria de transformação com a implantação de Usinas Verdes, além da ampliação da capacidade e da cobertura do sistema de tratamento de esgoto sanitário.

ODS 8

O programa de governo do candidato do Patriota prevê a criação de um Balcão Permanente de Emprego, uma plataforma
para registro de perfis profissionais, integrada a serviços de intermediação de vagas como o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e outros privados, para ofertar capacitação de maneira inteligente, a fim de adequar o perfil do trabalhador às demandas do mercado.

Ainda alinha ao ”ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico”, o plano prevê a criação de um programa de certificações técnico-profissionais, além de fomentar o microcrédito de forma desburocratizada.

O programa também contempla capacitações relacionadas à Indústria 4.0, tais como Inteligência Artificial, IoT e robótica, e a regulamentação de trabalho remoto para os servidores públicos.
estaduais.

ODS 9

Alinhado ao ”ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura”, o plano prevê estimular a implantação de indústrias de alta tecnologia para beneficiamento de matérias primas como níquel, nióbio e outros, e também implantar o Distrito Tecnológico de Anápolis.

O programa também prevê a criação de pólos de desenvolvimento regional a partir da estrutura das UEGs, integrando a academia ao mercado.

O plano de governo contempla ainda a criação de Centros de Distribuição de Produção, e de eixos de desenvolvimento e integração às margens de rodovias como a Goiânia – Região Metropolitana do Planalto (DF), Goiânia – Jataí e Goiânia – Itumbiara.

No Turismo, o plano prevê a elaboração de uma estratégia turística unificada multi-regional, criando circuitos que explorem o potencial de cada região como o turismo religioso, histórico, gastronômico e de natureza, além da reestruturação do Caminho de Cora.

Também no documento, consta a implantação de uma Rede de Cicloturismo para motos e bicicletas e a realização de grandes eventos esportivos, artísticos, culturais e de negócios em diversas regiões do Estado.

O programa também visa consolidar o protagonismo do Estado de Goiás no segmento de eventos de agronegócios e culturais incentivando uma nova estrutura de espaço na região metropolitana de Goiânia.

Leia mais: