Candidato ao Governo de Goiás pelo Partido Liberal (PL), Major Vitor Hugo sempre esteve ligado ao lado conservador e ao militarismo. Sendo assim, consta em seu plano de governo que o político quer ampliar as unidades de Colégios Militares e apostar no ensino técnico-profissional, com o objetivo de inserir os jovens no mercado de trabalho.
- Confira aqui o plano de governo completo
Ainda conforme o plano de governo de Major Vitor Hugo, o candidato considera a educação, além da saúde, agropecuária e segurança, uma das prioridades dos 16 eixos temáticos de seu plano de governo. Se for eleito, o político quer valorizar os professores e as demais carreiras profissionais ligadas ao sistema de educação estadual. Para isso, ele promete firmar parcerias público-privadas, principalmente com a indústria, para oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais, bem como infraestrutura de ensino.
Major Vitor Hugo ainda propõe premiar estudantes da rede de ensino público estadual que se destacarem nas notas. O objetivo, segundo o plano de governo, é conceder a esses alunos viagens de instrução a outros estados e a instituições de ensino ou centro de pesquisas no exterior.
Colégios militares
O governo de Major Vitor Hugo promete trabalhar para chegar ao número de 200 unidades de colégios militares até 2026. Além disso, o objetivo do plano é receber um Colégio Militar do Exército Brasileiro em Goiânia ou em Aparecida de Goiânia. Nesse sentido, as condições para trazer a unidade do exército serão discutidas com as respectivas administrações municipais.
Para as cidades do Entorno do Distrito Federal, Major Vitor Hugo quer disponibilizar, pelo menos, um Colégio Militar gerido ou pela própria Polícia Militar (PM) ou pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO).
Outras propostas
Como forma de estimular a qualidade do trabalho de docentes e servidores, o candidato sugere implementar a política de recompensas pelo bom desempenho profissional, como pontualidade, assiduidade, notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), projetos, prêmios e afins.
Dentre as propostas para educação, Major Vitor Hugo destaca um plano estratégico de recuperação da estrutura física das unidades da rede estadual da educação, para garantir acesso à internet rápida e de qualidade a professores, alunos e servidores, bem como outras tecnologias. Juntamente com a iniciativa privada e o terceiro setor, o político quer adotar ações para diminuir as disparidades entre instituições privadas e públicas de ensino quando o assunto é o digital.
Sobre a Universidade Estadual de Goiás (UEG), Major apenas afirma que pretende transformar a instituição em referência em ensino com uma parceria com o governo federal. No entanto, não detalha as ações que deseja fazer para concluir a proposta.
Vitor Hugo ainda destaca políticas para garantir o acesso, a permanência e o aproveitamento escolar com qualidade em todas as etapas e modalidades da educação. O candidato promete colocar em prática um planejamento para evitar a evasão escolar, com foco em projetos de prevenção ao uso de drogas, de identificação de casos de violência familiar e bullying.
Em relação à inclusão, o plano de governo traz a promessa da elaboração de um Plano Estadual de Inclusão Educacional que viabilize a integração de crianças e adolescentes com deficiência à rede de ensino estadual. A proposta tem como intuito capacitar as instituições para receber esses alunos.
No esporte, Major Vitor Hugo diz que, com investimentos e parcerias do setor privado, reforçará os Jogos Estudantis, Jogos Abertos do Estado de Goiás e Jogos Universitários Goianos (JUGS), além de criar políticas de incentivo a atletas de alto rendimento em Goiás.
O plano de governo também apresenta o projeto “novos gênios”, com valorização de línguas estrangeiras, iniciação científica e habilidades computacionais por meio de parcerias com universidades e empresas dos diversos ramos tecnológicos.
Por fim, o candidato garante que não vai admitir qualquer inserção de defesa de ideologia de gênero, politização nas escolas e linguagem neutra, além da revogação da Viagem ao Redor de Mama Gaia.
Leia mais: