O dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro finalmente chegou. A partir das 20h desta sexta-feira, cerca de 2 bilhões de pessoas ao redor do mundo devem acompanhar a festa no Maracanã e ver a atleta do pentatlo moderno, Yane Marques, entrar com a bandeira brasileira.

Apesar da grande festa que marca o início da Olimpíada ocorrer apenas hoje, algumas disputas já se iniciaram. Na quarta-feira, o futebol femino marcou o início da disputa por medalhas e o Brasil fez bonito. O time feminino brasileiro bateu a China por 3 a 0 no Engenhão e começou com o pé direito.

Na quinta-feira, os homens não repetiram a boa atuação das mulheres na estreia do futebol masculino. A Seleção Olímpica não passou de um empate sem gols com a África do Sul no Mané Garrincha e decepcionou os 69 mil torcedores que estiveram no estádio de Brasília.

Não é só festa

Esta sexta-feira também não será apenas de comemoração pela abertura oficial dos Jogos. Na manhã de hoje, a disputa pelo ouro no Tiro com Arco tem seu início. Às 9h, começa a competição individual masculina, com três brasileiros no certame. Marcus Vinícius D’Almeida, Bernardo Oliveira e Daniel Rezende Xavier representam os anfitriões na modalidade. O trio também forma o time verde-amarelo na disputa por equipes, que ocorre também às 9h.

Mais tarde, às 13h, é a vez das mulheres, que concorrem tanto na competição individual, quanto por equipes. As três brasileiras na disputa são Ane Marcelle dos Santos, Marina Gobbi e Sarah Nikitin.