O Agosto Lilás tem como foco a conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Para a jornalista e escritora Juliana Valentim, a baixa autoestima é um dos maiores fatores de vulnerabilidade que podem colocar as mulheres no caminho de relacionamentos abusivos.

Assista a entrevista com a escritora Juliana Valentim:

“Está absolutamente interligado. […] Acho que a autoestima tem uma ligação absoluta com isso, quanto mais autoestima temos, mais sabemos o nosso papel, mais sabemos o nosso lugar, mais enxergamos a violência, mais temos coragem de denunciar e de colocar para fora. Autoestima tem muito a ver com isso sim”, afirmou. 

Em 2020, a deputada federal Carla Dickson (PROS) apresentou projeto de lei na Câmara dos Deputados para instituir a campanha Agosto Lilás em âmbito nacional, como parte de atividades do mês de aniversário da Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar. O texto aguarda apreciação no Senado Federal.

É através das palavras que a escritora Juliana Valentim leva arte para mulheres. A jornalista acaba de lançar seu quarto livro, “Palavras que dançam ao redor sol”, que reúne uma coletânea de poesias com o foco no resgate da autoestima da mulher.

“É uma coletânea de 365 poemas, um para cada dia do ano, selecionados a partir das redes sociais. Então isso é uma coisa muito legal de se falar, porque a curadoria desse livro é das pessoas”, avaliou.

Os poemas que compõem o livro foram publicados no perfil literário Palavras que dançam de Valentim no Instagram, ao longo dos últimos três anos. Segundo Juliana, eles estão entre os mais curtidos e compartilhados na rede social. A jornalista explicou a opção de um poema para cada dia do ano.

“A gente tem precisado cada vez mais de poesia e de arte de uma forma geral e eu quis com esse livro trazer uma pitadinha de poesia para cada dia. Em cada dia a gente tem a poesia escondida e esse livro tem a intenção de trazer luz a poesia que está no nosso dia a dia”, disse.

O livro “Palavras que dançam ao redor do sol” de Juliana Valentim pode ser encontrado no site da escritora.

Leia mais: