A Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) aprovou aumento na tarifa de água e esgoto em torno de 8% a partir de fevereiro 2022. Nesse sentido, o presidente do órgão, Marcelo Oliveira, explicou os detalhes ao Sagres Sinal Aberto desta quinta-feira (16).

“Nós temos, por lei, que fazer o processo de revisão tarifária de 4 em 4 anos. O último, relativo à Saneago, foi feito em 2015, são 6 anos. Na época, o reajuste foi de 30%, bastante elevado. Em 2019, a gente deveria ter iniciado o processo de revisão tarifária periódico, mas por conta da pandemia, em 2020, foi suspenso. Então, aguardamos e agora retomamos esse ano”, explicou.

Em nota, a Saneago também informou que, desde julho de 2019, a tarifa de água e esgoto não passou por nenhuma revisão ou reajuste tarifário. Além disso, a Saneago defende que o índice de 8,85% está abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses, que foi de 10,67%.

Confira nota na íntegra:

“A Saneago informa que, desde julho de 2019 a tarifa de água e esgoto não passou por nenhuma revisão ou reajuste tarifário. Ainda assim, o índice de 8,85%, aprovado e autorizado pelos órgãos reguladores, que será aplicado nas faturas de água e esgoto a partir de fevereiro de 2022, está bem abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses, que foi de 10,67%.
Além disso, a revisão periódica da tarifa de água e esgoto também está abaixo do reajuste médio da energia elétrica, que foi reajustada duas vezes nos últimos dois anos, sendo que somente em 2021 foi de 16,45%.
Os estudos para os cálculos apresentados foram realizados com base em nova metodologia, com modelagem mais moderna, que inclui fatores de produtividade e incentiva a Saneago a ser mais eficiente. A metodologia também foi objeto de consulta pública, aprovação e autorização pelos Conselhos da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) e da Agência de Regulação de Goiânia (AR).
Tanto a nova estrutura tarifária, quanto sua entrada em vigor são prévia e amplamente divulgadas à população. Lembrando que a tarifa é única para todos os 226 municípios goianos onde a Saneago opera.
Vale ressaltar que todos os recursos utilizados pela Companhia – para novos investimentos e manutenção dos sistemas – advêm dos pagamentos das faturas. Ainda assim, entendendo a essencialidade da água, bem como a realidade econômica atual e o cenário da pandemia de Covid-19, a Saneago considera que a atualização é suficiente para manter a sustentabilidade econômico-financeira da Companhia. Isso só está sendo possível graças à reformulação pela qual a Empresa passou na atual gestão, com o aumento da eficiência, a diminuição de gastos e a fortalecimento da Governança.”

Assista à entrevista completa: