Sagres em OFF
Rubens Salomão

Alckmin fará visita solo a Goiás para atrair agro e empresários à campanha de Lula

Pré-candidato a vice-presidente na chapa do ex-presidente Lula (PT), Geraldo Alckmin (PSB) fará uma série de viagens solo a estados em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) mantém amplo índice de apoio, com o objetivo de conquistar apoios para o petista. Até agora, as agendas do ex-governador de São Paulo e de Lula seguiam coladas, mas a estratégia é dividir para conquistar, a partir do dia 5 de agosto – prazo final para a realização das convenções partidárias.

A campanha petista é ampliar o apoio que falta ao ex-presidente em setores como o agronegócio e o empresariado. Alckmin vem a Goiás e deve viajar a outros cinco estados com o objetivo aproximar estes segmentos. São eles: Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins. O vice de Lula só começará a viajar depois das convenções para evitar constrangimentos em locais onde PT e PSB ainda negociam alianças, como ocorre em Goiás.

A expectativa é de que as movimentações do ex-governador possam reduzir a rejeição dos setores em relação a Lula e evitar, por exemplo, que entidades empresariais ou religiosas emitam notas contrárias ao petista antes das eleições, como ocorreu em 2018, quando Fernando Haddad foi o candidato do PT à presidência.

Foto: Alckmin e Lula (Crédito: Rodrigo Francisco)

Acesso

“Alckmin tem habilidade. Ele vai cumprir missões espinhosas que normalmente o titular não está disposto a cumprir. Às vezes, não convence todos, mas convence a alguns. As conversas podem gerar frutos eleitorais e políticos”, apontou ao Jornal O Globo o presidente do PSB, Carlos Siqueira.

Conjunto

Na mesma semana em que Alckmin deverá visitar Santa Catarina, o vice pretende desembarcar em Mato Grosso, onde o PSB costura agendas com empresários dos ramos de algodão e soja, entre outros.

Espera

Depois de confirmar o nome do ex-reitor da PUC/GO, Wolmir Amado, na pré-candidatura ao governo, a federação composta por PT, PV e PCdoB não demonstra qualquer pressa em definir as indicações para vice e senado na chapa majoritária.

Prazo final

Petistas são unânimes em dizer apontar que a definição dos nomes só será fechada pela aliança na data limite das convenções. O PT chegou mantém disposição para aliança com o PSB, mas houve resistência no partido presidido pelo deputado federal Elias Vaz, que ainda considera amplas possibilidades de aliança em Goiás.

Foto: Alan Santos/PR

Antecipação

O governo de Jair Bolsonaro pretende adiantar o início do pagamento do Auxílio Brasil com novo valor. A partir de agosto, o benefício passará de R$ 400 para R$ 600. No calendário oficial, a previsão é de que a primeira parcela seja paga entre 18 e 31 de agosto, mas Bolsonaro pediu celeridade aos órgãos envolvidos para antecipar o pagamento para o início do mês.

Demanda

A meta é que o pagamento esteja na conta dos beneficiários já no dia 9 de agosto. Bolsonaro sinalizou na última semana que pretende adiantar o depósito do dinheiro. “Vai ser pago a partir de agora, no início do mês que vem”, comentou. O governo federal prorrogou para 13 de agosto o prazo para que famílias se cadastrem no CadÚnico e solicitem o benefício.

Foto: Pré-candidato à reeleição no DF, Ibaneis Rocha encontra empate com Arruda. (Crédito: Divulgação)

Empate no DF

A última pesquisa do Instituto Quaest aponta que o governador Ibaneis Rocha (MDB) e o ex-governador Roberto Arruda (PL) estão empatados na disputa pelo governo do Distrito Federal. O emedebista busca a reeleição e tem 28% das intenções de voto, enquanto Arruda apresenta 25%, na pesquisa estimulada, quando são apresentados ao eleitor os nomes dos pré-candidatos.

Divisão

O cenário que levou a este resultado leva em conta o maior número de candidaturas ao Palácio do Buriti. Na mesma linha, todos os outros quadros testados pela pesquisa apontam para um empate entre Ibaneis e Arruda, que estão significativamente à frente dos outros concorrentes.

Dados

O levantamento no DF foi encomendado pelos Diários Associados, tem margem de erro de 2,5% e intervalo de confiança de 95%. A pesquisa realizou 1,5 mil entrevistas entre os dias 11 e 14 de julho.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.