O quinto dia de Copa do Mundo no Brasil começa com mais um clássico europeu, que dessa vez tem os holofotes apontados para apenas um personagem: o melhor do mundo. Portugal faz a sua estreia na competição, tem Cristiano Ronaldo 100% confirmado, mas encara os favoritos da Alemanha, às 13h, na Fonte Nova, em Salvador. Até pela presença e por ter sofrido com o craque lusitano nessa temporada, os alemães entram cautelosos.

Atuando pelo Real Madrid, Ronaldo foi o personagem da eliminação de três times alemães na fase final da Champions League: Schalke 04 nas oitavas, Borussia Dortmund nas quartas e o poderoso Bayern de Munique nas semifinais. Dos 23 convocados por Joachim Low, 13 sofreram com os gols, dribles e o poder de decisão do melhor do mundo. Por isso, a Alemanha vem reforçada com quatro zagueiros e a possibilidade de atuar com três volantes.

Além de Hummels e Mertesacker na zaga central, Boateng será escalado na direita e Howedes será improvisado na esquerda, formando uma linha quase que estática. No meio-campo, Lahm está confirmado e existem duas dúvidas: Schweisteiger ou Khedira, e Kroos ou Gotze. Tudo vai depender do quanto Joachim Low quer arriscar. Na frente, nada de Klose, que pode bater o recorde de gols em Copa de Ronaldo. Quem entra é Schurle e Podolski ao lado de Muller.

Já o técnico Paulo Bento não tem nenhuma dúvida ou problema e dá à Cristiano Ronaldo os melhores “auxiliares” que ele poderia ter na Seleção, como João Moutinho e Raul Meirelles, que compõe um bom meio-campo. Na zaga, Pepe e Bruno Alves protegem bem a defesa e na frente, a única dúvida é quanto ao definidor: Helder Postiga deve ser o escolhido, mas Eder se destacou nos treinos e pode ser uma boa opção.

FICHA TÉCNICA

ALEMANHA X PORTUGAL

Local: Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 16 de junho de 2014 (segunda-feira)
Árbitro: Milorad Mazic (SER)
Assistentes: Milovan Ristic (SER) e Dalibor Djurdevic (SER)

ALEMANHA: Neuer, Boateng, Hummels, Mertsacker e Howedes; Lahm, Schweinsteiger (Khedira), Gotze (Kroos); Schurrle, Podolski e Muller
Técnico: Joachim Low

PORTUGAL: Rui Patrício, João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, Raul Meireles, João Moutinho e Nani; Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga (Eder)
Técnico: Paulo Bento