O jogo que poderia ser morno em função do empate beneficiar as duas seleções, acabou sendo bastante corrido e com muita movimentação. A Alemanha levou a melhor e venceu por 1 a 0 os Estados Unidos, nesta quinta-feira (26), na Arena Pernambuco, em Recife. O gol do jogo foi marcado pelo atacante Muller.
Com isso, a seleção alemã se classificou na primeira posição com sete pontos e os americanos ficaram na segunda colocação com quatro pontos e com maior saldo de gol que Portugal, que venceu Gana e ficou com os mesmos quatro pontos na terceira posição.
Nas oitavas de final, a Alemanha enfrenta o segundo colocado do Grupo H, na próxima segunda-feira (30), às 17h, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Já a seleção dos Estados Unidos enfrenta o primeiro colocado do Grupo H, na terça-feira (01), às 17h, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
O jogo
A Alemanha começou a partida com amplo domínio e pressionando a equipe norte-americana. Logo com um minuto, após cruzamento da ponta direita, Muller tentou dar um voleio, a bola sobrou para Podolski, que chutou pra fora. Aos nove minutos, o zagueiro Mertesacker apareceu livre na área e foi atrapalhado na hora do chute pelo próprio companheiro.
A seleção americana segurava o ímpeto alemão para tentar sair no contra ataque. A primeira chance foi aos 21 minutos, quando Zusi recebeu pela ponta esquerda e chutou forte por cima do gol. A Alemanha tocava a bola com tranquilidade até arrumar espaço para o ataque. Com 34 minutos, Ozil recebeu a bola, limpou a marcação e chutou nas mãos do goleiro Howard.
Vitória alemã
O time alemão voltou do intervalo em busca da vitória e da consolidação da primeira posição no Grupo G. Após pressionar no início, o gol da Alemanha saiu aos nove minutos dos pés de Muller. Após cruzamento na área, o zagueiro Mertesacker cabeceou e o goleiro Howard fez grande defesa. No rebote, Muller chutou forte para abrir o placar em Recife.
Após o gol, os Estados Unidos ficaram ameaçados de eliminação dependendo do resultado da partida entre Portugal e Gana. Por isso, os americanos tentaram sair para o jogo, mas a Alemanha tinha a posse de bola e administrava o resultado a seu favor. Com 34 minutos, a equipe alemã chegou com perigo pelo lado direito, mas a bola ficou nas mãos de Howard.
Com a aproximação do fim da partida, a seleção da Alemanha apenas tocou a bola e esperou o tempo passar. Mas nos acréscimos, a seleção dos Estados Unidos quase empatou a partida. Em um contra ataque, Bedoya chegou de frente para o gol e foi travado por Lahm. No último lance do jogo, Dempsey cabeceou por cima do gol.
FICHA TÉCNICA
ESTADOS UNIDOS 0X1 ALEMANHA
Local: Arena Pernambuco
Data: 26/06/2014
Horário: 13h
Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB)
Assistentes: Abduxamidullo Rasulov (UZB) e Bakhadyr Kochkarov (KGZ)
Gol: Muller (Alemanha)
Cartões amarelos: Gonzalez e Beckerman (Estados Unidos); Howedes (Alemanha)
ESTADOS UNIDOS: Howard; Johnson, Omar Gonzalez, Besler e Beasley; Beckerman, Jones, Zusi (Yeolin), Bradley e Davis (Bedoya); Dempsey.
Técnico: Jurgen Klinsmman
ALEMANHA: Neuer; Boateng, Hummels, Mertesacker e Howedes; Schweinsteiger (Gotze), Lahm, Toni Kroos e Ozil (Schurrle); Podolski (Klose) e Muller.
Técnico: Joaquim Low