Os lusos bem que tentaram, mas não conseguiram. Portugal até venceu a sua partida sobre Gana, mas o placar de 2 a 1 não foi o suficiente para levar à seleção até as oitavas de final. Com a derrota por apenas um gol de diferença, os Estados Unidos garantiram a vaga na próxima fase. Cristiano Ronaldo marcou seu primeiro (e último) gol no Mundial.

1°Tempo

Com chances mínimas de avançar à próxima fase, Portugal foi para cima desde o início da partida, tentando uma salvação já na bacia das almas. Para isso, o caminho mais curto seria se apoiar no melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo. Aos 5 minutos ele já mandou seu recado: acertou um belo chute no travessão e quase inaugurou o placar.

Pouco tempo depois, o CR7 voltou a incomodar Dauda, dessa vez, em bola parada. A batida saiu bem à característica do craque, seca, com a bola descendo, porém, o goleiro ganês foi bem e rebateu a bola. E o Gajo estava inspirado, aos 18 minutos cabeceou sozinho na pequena área e Dauda, muito bem na partida, espalmou outra vez.

Com 30 minutos de partida, enfim, os lusos saíram na frente. O zagueiro Boine tentou cortar cruzamento, mas a bola bateu no joelho, encobriu o goleiro ganês e ainda tocou na trave antes de morrer no fundo do gol. 1×0. Gana chegou bem ao ataque pouco depois. Atsu faz bela jogada em cima de João Pereira e finaliza cruzado, a bola sai por muito pouco.

2°Tempo

A etapa final voltou mais equilibrada, com a Gana saindo mais para o jogo. A ousadia dos africanos foi recompensada aos 12 minutos, quando Asamoah Gyan escorou cruzamento de cabeça e empatou a partida em 1 a 1. A virada quase veio na sequência, em jogada muito parecida, porém, dessa vez, o atacante errou o alvo.

O empate deixou o jogo mais brigado, em alguns lances até violento. Os jogadores batiam boca em campo e a cada dividida saia faísca. Saíram muitos cartões amarelos e várias discussões. Aos 34 minutos, então, saiu um gol. Dauda afastou mal a bola e Cristiano Ronaldo ficou livre na entrada da pequena área para marcar o segundo gol e recolocar Portugal na frente.

Nos minutos finais o clima já era de melancolia. Portugal, que precisava de uma sonora goleada para se classificar, já admitia a volta para casa e não procurava o gol com tanta sede mais. Os africanos também não faziam muita força e a partida acabou mesmo no 2 a 1, eliminando as duas seleções. O goleiro português Beto não segurou as lágrimas e lamentou bastante a desclassificação no banco de reservas.

FICHA TÉCNICA

PORTUGAL 2 X 1 GANA

 

Local: Estádio Nacional, em Brasília (DF) 
Data: 26/06/2014
Horário: 13h
Árbitro: Nawaf Shukralla (Catar) 
Assistente 1:
 Yaser Tulefat (Catar)
Assistente 2: Ebrahim Saleh (Catar)

 

Gols: Boye (Contra) 30’ 1T (1-0) Asamoah Gyan 12’ 2T (1-1), Cristiano Ronaldo 34’ 2T (2-1)
Cartões Amarelos: Afful, Majeed e Ayew (GANA); João Moutinho (POR)

 

PORTUGAL: Beto (Eduardo); João Pereira (Varela), Pepe, Bruno Alves e Rubén Amorim; Miguel Veloso, William Carvalho e João Moutinho; Nani, Éder (Vieirinha) e Cristiano Ronaldo 
Técnico: Paulo Bento

 

GANA: Dauda; Afful, Boye, Mensah e K.Asamoah; Rabiu (Acquah), Badu e Ayew (Wakaso); Christian Atsu, Majeed e Asamoah Gyan 
Técnico: Appiah